Edmilson Teixeira

28 de fevereiro de 2016

Falar em público!

Neste ano de eleição suje agora uma boa oportunidade para uma infinidade de candidatos alagoanos que vão concorrer aos cargos de prefeito e vereador; tanto na capital como nos 102 municípios. É que na próxima terça-feira, começa em Maceió, o Curso Prático de Comunicação Verbal, comandado pelo conceituado professor Carlos Conce.  “A pessoa vai aprender como dominar a timidez, desenvolver a expressão corporal, postura e gesticulação; a usar bem a voz, apresentar discurso  com organização mental, a conquistar ouvintes, a conceder entrevistas na mídia e a lidar com a imprensa, além é claro, de fazer seu marketing pessoal” garante Conce. Reserve sua vaga pelo fone 082- 3327-7090

Olho d’Água do Casado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) conseguiu viabilizar a união entre o prefeito de Olho d’Água do Casado, Gualberto Pereira com a família do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Washington Luiz. É que o eleitor que acreditava numa eterna inimizade entre esse povo agora quebrou a cara mesmo!  Que o diga a eleição deste ano, onde o filho do ex-prefeito Xêpa, Diogo Freitas, sobrinho do articulador Washington Luiz, é quem vai disputar o cargo de prefeito. Restou para Gualberto que jurava nunca se aliar com a tal família, indicar o vice da chapa. “Foi meu pai Renan que abriu esse caminho” justificou o prefeito.

 

Creches

Lançado pelo governo federal para ampliar a oferta de creches nos municípios, o método inovador se transformou em um grande problema para os prefeitos. A adesão a licitação nacional, doação de área, obras de sondagem e infraestrutura, exigências do programa, foram atendidas pelos gestores que  há mais de seis anos tentam uma solução definitiva para concluir as obras paralisadas.

 

Creches – AMA

Em Alagoas, 17 municípios que aderiram ao programa foram atendidos na quinta-feira, por técnicas do FNDE que vieram ao Estado através de uma interlocução da AMA, para avaliar o estágio de cada projeto e tentar adaptar o que já existe às reformulações que estão sendo feitas no sistema para permitir a conclusão das obras.

 

Creches – bronca

 

A preocupação dos prefeitos se justifica pela cobrança dos órgãos fiscalizadores e a própria população que precisa do equipamento. O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, diz que a entidade vai continuar acompanhando os desdobramentos junto ao FNDE até que os 17 municípios tenham a solução para o problema criado pelo governo federal que, a exemplo de outros programas federais, são interrompidos pela falta de recursos. 

Concorrência

 

Pelo menos 290 candidatos se inscreveram no processo seletivo simplificado para a contratação de três profissionais de nível superior da Saúde e áreas afins para a Assessoria Técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL). A demanda de inscritos superou as expectativas da entidade, que precisou ampliar para mais uma semana o prazo de análise curricular, marcado para até o dia de ontem, sexta-feira.

 

Concorrência- entrevista

Com isso, foi prorrogada também a data das entrevistas com os candidatos que serão aprovados na primeira fase do processo seletivo, até então agendada para a próxima segunda-feira.  “A Diretoria Executiva do Cosems está fazendo uma análise criteriosa dos currículos, atendendo as competências exigidas no edital, para então selecionar os candidatos para as entrevistas”, destacou a coordenadora da Assessoria Técnica da instituição, Sylvana Medeiros, acrescentando que o Conselho divulgará posteriormente a nova data.

 

Branquinha

A vice-prefeita de Branquinha, Vânia é a candidata da situação apoiada pela prefeita Renata Moraes, que estará na disputa este ano pela Prefeitura. Toda uma articulação vem sendo montada, a fim de que Vânia entre firme no páreo. É prima legítima do eterno patrono do PMDB em Alagoas, o presidente do Senado, Renan Calheiros. Vânia deve enfrentar um filho do ex-prefeito e hoje promotor de Justiça, Dadado.

 

Chã Preta

O veterano prefeito Audálio Holanda decidiu partir para seu quarto mandato à frente da Prefeitura. A ação surgiu depois de receber bons resultados de pesquisas internas o que levou a obter incentivo do governador Renanzinho, quando esse esteve por lá, a fim de anunciar o reinício da rodovia alagoana que liga Chã Preta à Pernambuco. O plano da família era colocar Maurício Holanda, filho de velho Audálio e atual vice-prefeito. Só que o rapaz não decolou nas pesquisas. O embate por lá, será contra o grupo do deputado Chico Tenório (PMN)

 

Viçosa  

Manoel dos Passos (PSDB), o Vô, prefeito de Viçosa, ainda não bateu o martelo sobre sua reeleição. Por enquanto está com o pé na embreagem aguardando um momento oportuno.

Anadia – política

Sobre as eleições deste ano, o prefeito Paulo Dâmaso (PMDB) disse que está animado. Recebeu  apoio do PMDB, que tem buscado outras agremiações partidárias, a fim de formar um chapão que saia vitorioso em outubro próximo. Sobre a oposição, por enquanto, o nome que corre na praça é do pecuarista Celino Rocha (PDT).

 

Junqueiro

Carlos Augusto atual vice-prefeito, é quem representará o prefeito Fernando Pereira na disputa deste ano. Toda negociação foi feita pelo prefeito; aliás, pela família Pereira, que julga Augusto como o homem fiel para exercer a missão de encarar o cargo. Por enquanto, Carlos Augusto tem como vice, Morgana Tavares. Mas a garota que é filha do ex-prefeito Raimundo, pode pegar voo livre, e ser cabeça de chapa com o escudo do PMDB. Aguarda tão somente uma definição do pai e do governador Renan Filho, que têm pesquisas que apontam a garota na liderança.   

 

Pão de Açúcar

Três oposicionistas vão brigar em Pão de Açúcar, pela vaga do prefeito Jorge Dantas (PSDB), que vai para a sua reeleição, na tentativa de alcançar um recorde de administrador do município, ou seja, um quarto mandato. No páreo estão: o ex-prefeito Cacalo (PTB), Dr. Eraldinho (PSD) e Dr. Flavinho (PMDB).

 

Feliz Deserto  

Quem está de volta ao batente político é a ex-prefeita Rosiana Beltrão, atual administradora do Porto de Maceió. Vem se articulando, a fim de comandar pela terceira vez, o município de Feliz Deserto. Além de Rosiana, se especula os nomes dos candidatos: Deda ex-prefeito local, a esposa do prefeito Dalmo, de Piaçabuçu e Aleandra que é cunhada do ex-prefeito de Girau, Zé Aurélio.      

 

Minador do Negrão

Cícero Ferro que na condição de suplente de deputado retornou a Assembleia Legislativa na última semana, devido o afastamento do deputado Chico Tenório por “problema de saúde”, tem projeto político para voltar a ser prefeito de Minador do Negrão. Desde o ano passado que Ferro colocou a campanha na rua.