Blog do Dresch

25 de fevereiro de 2016

Mais uma ‘mordida’

Taí uma decisão que deve estar causando arrepios em muita gente Brasil afora. É que o temido 'Leão' domado pelos técnicos do Fisco brasileiro teve uma vitória administrativa importante com a alta Corte de Justiça no país na quarta-feira. Por 9 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou ontem a validade da Lei Complementar nº 105/2001, que permite à Receita Federal acessar informações bancárias de contribuintes sem autorização judicial nos casos de apuração de fraudes fiscais. O julgamento começou na semana passada, quando a maioria dos ministros decidiu pela constitucionalidade da norma. A Receita Federal defende o acesso aos dados fiscais para combater a sonegação fiscal. De acordo com o órgão, o acesso a informações bancárias junto do Banco Central e às instituições financeiras não é feito de forma discriminada e ocorre somente nos casos estabelecidos pela lei. Segundo nota técnica divulgada pela Receita, os dados financeiros do contribuinte são acessados após abertura de procedimento fiscal e com conhecimento dele. A Corte julgou um recurso de um contribuinte que defendeu a necessidade da autorização judicial prévia para que a Receita possa acessar os dados bancários.

 

Fim de ciclo

O apresentador Jô Soares estará à frente em seu último ano do tradicional talk-show da TV brasileira, de 1988, quando estreou no SBT, até o fim de dezembro de 2016 na Globo. A informação vazou na última quinta-feira, 18, após uma reunião na Globo. Em comum acordo com a direção da emissora, Jô fecha o ciclo do programa em dezembro, dando lugar a outras possibilidades no horário.

  

Fim de ciclo 2

Embora um comunicado oficial da emissora faça questão de observar que o talk-show com Marcelo Adnet, previsto para estrear neste semestre, não irá ao ar no horário do Jô, o “plano” é que o programa de Adnet seria um ensaio para testar a receptividade de um novo formato, com um novo talento da casa. Se for bem aceito pelo público, o talk-show de Marcelo pode ocupar a vaga de Jô em 2017.

 

Fim de ciclo 3

Em conversa com o Estadão esta semana, Jô Soares falou que os talk-shows atuais são programas que priorizam mais o espetáculo que a entrevista. O apresentador disse ainda que quer aproveitar a última temporada para homenagear alguns de seus entrevistados.

 

Mudança de comportamento

 A população foi considerada a principal responsável pela proliferação do mosquito Aedes aegypti por 74,7% dos entrevistados ouvidos na 130ª Pesquisa Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA), divulgada hoje (24). Outros 7,4% responderam que as prefeituras são culpadas pela proliferação do mosquito que transmite dengue, vírus Zika e a febre chikungunya. Para 6,2%, o responsável é o governo federal e, 1% os governos estaduais. A maioria dos entrevistados (88%) disse que tem receio de contrair alguma doença transmitida pelo mosquito e 85,2% afirmaram que, para se proteger, adotaram alguma medida ou mudaram hábitos.

 

Mudança de comportamento 2

Entre as principais medidas adotadas para evitar contrair alguma doença transmitida pelo mosquito, estão o combate a focos em casa (93,2%), uso regular de repelente (30,6%), evitar locais de grandes aglomerações (2,8%) e o adiamento de viagens a locais com mais casos das doenças (1,2%). Nesta pergunta, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas. Mais da metade dos entrevistados (55,6%) disse que conhece alguém que contraiu dengue, zika ou chikungunya nos últimos seis meses e 64,2% tiveram o domicílio visitado por agente de saúde nos útimos seis meses para procurar possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti. A pesquisa da CNT, encomendada ao Instituto MDA, entrevistou 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 unidades da Federação entre os dias 18 e 21 de fevereiro de 2016.

 

Espírito Olímpico

 O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 divulgou nesta quarta-feira (24) o roteiro completo do revezamento da tocha olímpica no Brasil. O fogo olímpico será conduzido em território nacional pela primeira vez no dia 5 de maio, em Brasília, e passará por mais de 300 cidades em todos os estados da federação até chegar ao Rio de Janeiro, quatro meses depois.

 

Espírito Olímpico 2

Em Alagoas, o “Tour da Tocha” passará por seis municípios. No dia 29 de maio, ela virá da cidade sergipana de Propriá, seguindo para a cidade alagoana de São Sebastião, com destino às cidades Arapiraca, São Miguel dos Campos e Maceió. No dia seguinte, ela sairá da capital com destino a Murici, finalizando o percurso em União dos Palmares, onde subirá a Serra da Barriga, em direção ao memorial de Zumbi, de onde seguirá para Pernambuco. Na ocasião, o Rio 2016 também divulgou a identidade de alguns dos primeiros condutores da tocha. Entre atletas em atividade e aposentados estão nomes como a ex-tenista Maria Esther Bueno, a ex-ginasta Laís Souza, o ex-nadador Gustavo Borges, a judoca Érika Miranda e a velejadora Isabel Swan.

 

. A cantora Claudia Leitte está acompanhando a repercussão das notícias de que ela tentou arrecadar mais de R$ 350 mil do governo, através da Lei Rouanet, para publicar uma biografia. A artista está de férias em Miami, nos Estados Unidos, e se irritou com uma seguidora que a criticou sobre o assunto. “Já parou de pedir dinheiro pro governo querida?”, perguntou a internauta.

 

. Oficialmente, a cantora não se pronunciou sobre o assunto. O projeto foi negado pelo Ministério da Cultura, com o argumento de que a artista tem condições de arrecadar recursos para produzir seu próprio livro.  

 

. Ilna Leitte, mãe da cantora, usou suas redes sociais para defender a filha. “Li e achei justo!!!! Um ser trabalhador, honesto, digno , guerreiro…. Persigam a vitória e paz para vcs, para um país mais justo e feliz!! Porque tanta amargura nesta vida? Porque perseguir tanto a alguém que o único pecado com a vida pública, é tentar levar alegria, felicidade por alguns momentos?!!!!! Chega”, disse. 

 

. Thyane Dantas, esposa do forrozeiro Wesley Safadão, virou motivo de comentários por parte dos fãs do cantor nas redes sociais. Tudo isso porque segundo o site Ego, a modelo teria se irritado com uma fã do marido durante a passagem do casal por Dubai, nos Emirados Árabes.

 

. Ainda de acordo com a publicação, uma fonte ouvida contou que a fã teria pedido para tirar uma foto com o músico em uma boate no país do Oriente Médio, porém logo depois os dois ficaram conversando, o que teria deixado Thyane com ciúmes. Ao achar que a fã estava sendo abusada, a esposa do cantor teria derramado champanhe na moça, que revidou e também jogou bebida em Thyane.

 

 Depois de entregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Trapiche da Barra, em Maceió, esta semana, o Governo do Estado abre mais uma UPA com o compromisso de fortalecer a rede de assistência hoje, às 10h, no município de Maragogi 

Wellington Santos (Interino)