Roberto Baia

25 de fevereiro de 2016

Arapiraca em alta

 O prestígio de Yale Fernandes continua em alta com o governador Renan Filho, que recebeu, ontem à tarde o prefeito em exercício de Arapiraca.

As notícias são muito boas. Na segurança, uma comissão mista foi criada para implantação do sistema de videomonitoramento, e o novo distrito industrial está garantido, e será instalado em breve.

Além disso, Yale Fernandes fez questão de pedir ao governador Renan Filho a formalização para isenção do ICMS para os marchantes e fateiras durante os próximos 90 dias, até que a criação de uma cooperativa das duas categorias.

 

Não abre mão

O deputado estadual Tarcizo Freire confirmou a sua pré-candidatura rumo a Prefeitura de Arapiraca. O parlamentar arapiraquense se diz tranquilo com a decisão de um grupo de políticos que optaram por apoiar a pré-candidatura de Rogério Teófilo, que assim como ele também faz oposição a gstão da prefeita Célia Rocha.

“Estou tranquilo e não abro mão de disputar a Prefeitura nas eleições de outubro”, disse Freire.

 

Dando dor de cabeça

Quem vê as fotos bonitas, das instalações da FrigoVale, nem sabe o quanto de transtorno ela está levando para a população. A empresa mal começou a funcionar e já está prejudicando a saúde da população vizinha, que sofre com a falta de tratamento das vísceras dos animais que, além de ficarem expostas, exalam um enorme mau cheiro.

 

Caso de saúde pública

O mau odor é tão forte que os cerca de 8 mil moradores do conjunto residencial Brisa do Lago, tem a saúde prejudicada, pois vômitos e náuseas fazem parte da rotina diária dos adultos e principalmente das crianças do residencial, que inclusive não estão nem conseguindo dormir.

 

Protesto

Para solucionar a situação os moradores do entorno da FrigoVale realizaram um protesto na entrada da empresa. Eles pediram para conversar com diretores e uma posição da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

 

Passou sufoco

O secretário municipal, José Lopes foi ao local do protesto para tentar solucionar o caso, mas passou o maior perrengue, foi acuado pelos manifestantes e por pouco não apanhou em via pública.

 

Dizem que resolverão

A empresa e a Secretaria de Meio Ambiente de Arapiraca, pediram um prazo de 8 dias para resolver a situação. Caso isso não ocorra os cerca de 8 mil moradores do residencial irão as ruas novamente para acabar com esta situação insustentável.

 

Vem para Alagoas

Foi anunciada nesta quarta-feira, pelo comitê organizador dos Jogos Rio 2016, que a tocha olímpica virá para Alagoas. O “Tour da Tocha” sairá de Sergipe e passará por 6 municípios alagoanos. Serão dois dias, 29 e 30, de visita, ela partirá para Pernambuco.

 

Entre Agreste e Litoral

A chama dos jogos olímpicos chegará ao nosso estado no dia 29 de maio e passará pelas Cidades de São Sebastião, Arapiraca, São Miguel dos Campos e Maceió. No dia 30 a tocha olímpica irá para Murici e União do Palmares, onde subirá para a Serra da barriga visitar o memorial de Zumbi.

 

 

Incentivo

Como parte do programa de incentivo para compras governamentais, a Prefeitura de Arapiraca, por meio de equipes da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, com apoio de consultoria do Sebrae, vai iniciar, nesta segunda-feira (29), o cadastramento de mais de quatro mil empresas locais.

 

Empresas

No primeiro momento, as equipes farão um catálogo com a inclusão das empresas por ramo de negócio para fazerem parte do programa de compras governamentais.

 

 

… A proposta da gestão municipal é fortalecer as parcerias para estimular cada vez mais as compras do governo municipal no comércio de Arapiraca.

 

… De acordo com a secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, os servidores e técnicos do setor de compras da prefeitura já estão aptos para um treinamento, nos dias 9 e 10 de março, com o tema: “Como comprar da pequena empresa”.

 

… A secretária adiantou que, após a conclusão do cadastramento das quatro mil empresas, das mais variadas atividades, o grupo promoverá uma capacitação também para os empresários, acerca da legislação e dos procedimentos para habilitar o negócio e vender produtos e serviços à prefeitura.