Olívia Cerqueira

24 de fevereiro de 2016

Infectologista esclarece dúvidas da população sobre zika, dengue e chikungunya

Fevereiro de 2016 – As suspeitas que recaem atualmente sobre o zika vírus, que pode estar por trás da explosão de casos de microcefalia e da síndrome de Guillain-Barré, têm intrigado a comunidade científica e gerado grande temor na população, em especial nas grávidas.

Mas se por um lado há muito que se descobrir e comprovar sobre a infecção, por outro, há cuidados e orientações que podem ser determinantes para a saúde e segurança das famílias.

Nos links abaixo, o infectologista Jean Gorinchteyn responde a dúvidas comuns neste momento quanto à zika, mas também esclarece questões sobre as demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Pergunta: Quando é maior o risco de a criança desenvolver a microcefalia?

Resposta: http://we.tl/tPC6yLXYqQ

P: Uma gestante que contrai o zika vai passá-lo necessariamente ao bebê?

R: http://we.tl/rDgykNL4Im

P: O exame morfológico não constatou nada no bebê. Quando é possível respirar aliviada?

R: http://we.tl/l5DVP0QHe6

P: O zika vírus pode ser transmitido através da amamentação?

R: http://we.tl/vYavomdbvl

P: Uma criança de até oito anos infectada com o zika está sob risco de doenças neurológicas ou de outras complicações?

R: http://we.tl/3VBlU9Tfab

P: Zika só se contrai uma vez?

R: http://we.tl/JxEO3ZklZR

P: Quais são os sintomas de dengue, zika e chikungunya?

R: http://we.tl/bR3s9lbQ3I

P: É verdade que o impacto das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é maior em crianças e idosos?

R: http://we.tl/24OeLAfJ00

P: A segunda vez da dengue é mais forte?

R: http://we.tl/3OluW1kkp8

P: É correta a permissão do teste sorológico só a partir do sexto dia de sintomas?

R: http://we.tl/lKY4qchnLo

Esses e outros esclarecimentos foram dados diretamente por Gorinchteyn e pela dermatologista Adriana Salgado durante o webinar promovido pelas marcas SBP eRepelex em janeiro.

O evento, transmitido ao vivo para todo Brasil, teve como objetivo facilitar o acesso das pessoas ao conhecimento técnico e especializado à cerca das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e da correta proteção contra o mosquito dentro e fora de casa.

Sobre a RB*:

A RB (Reckitt Benckiser) é uma empresa global líder em bens de consumo de saúde e higiene**. A empresa tem operações em mais de 60 países, com sede em Londres, Dubai e Amsterdam, e vendas em cerca de 200 nações. A RB emprega aproximadamente 37 mil pessoas em todo o mundo.

Com o propósito de oferecer soluções inovadoras para vidas mais saudáveis e lares mais felizes, a RB está no top 20 das empresas listadas no London Stock Exchange. Atualmente, é a Nº 1 ou Nº 2 no mundo na maioria de suas categorias, e em rápido crescimento, impulsionado por uma taxa excepcional de inovação. O portifólio de saúde, higiene e casa é liderado por 19 Powerbrands globais, incluindo Nurofen, Strepsils, Gaviscon, Mucinex, Durex, Scholl, Clearasil, Lysol, Dettol, Veet, Harpic, Bang, Mortein, Finish, Vanish, Calgon, Air Wick, Woolite e French’s. 80% do lucro vem das categorias de saúde e higiene do portfólio. No Brasil, no topo das Powerbrands globais, a RB orgulhosamente comercializa três heróis locais: Veja, SBP e Luftal.

Com uma equipe repleta de novos talentos que mesclam interesse intelectual e comprometimento com os mais altos padrões de qualidade, a RB está determinada a redefinir o mundo do consumidor de produtos de saúde e higiene. As pessoas da RB e sua cultura estão no coração do sucesso da empresa. Elas têm uma orientação intensa para a realização e um desejo de superação onde eles se concentram inclusive em sustentabilidade, onde almejam uma redução de 1/3 no consumo de água, 1 /3 em redução de carbono e ter 1/3 de sua receita líquida proveniente de produtos mais sustentáveis ??até 2020. A RB é também o maior parceiro global FMCG do Save the Children, com uma nova ideia de parceria para reduzir radicalmente a segunda maior causa de mortes de crianças com menos de cinco anos no mundo: a diarreia. Acima de tudo, a RB quer melhorar os hábitos de saúde e higiene de 200 milhões de pessoas.

Para mais informações, visite www.rb.com

*RB é o nome comercial do grupo de companhias da Reckitt Benckiser.

** Nielsen Global Database, (2) Euromonitor, Nich Hall, ACNielsen. (3) Financial Reports, 2012

 

Informações para a Imprensa – Fundamento Produções

Daniel Fernandes – dfernandes@fundamento.com.br | (11) 5095-3890