Flávio Gomes

24 de fevereiro de 2016

Desconstrução da esquerda

Do senador Cristovam Buarque (PPS/DF): “Os constantes noticiários sobre a Lava-Jato têm levado militantes dos partidos do governo a dizerem que está em marcha uma campanha de desconstrução do PT e da imagem do ex-presidente Lula, cujo objetivo seria a desconstrução da esquerda. É até possível que as oposições estejam usando as notícias com esta intenção; mas a desconstrução foi feita pela própria esquerda, contando com a colaboração do Lula, do PT e demais partidos de apoio ao governo. A desconstrução da esquerda ocorreu por causa da aceitação da corrupção, sob o argumento de que todos a praticam; pela perda do vigor transformador e o consequente acomodamento; a falta de imaginação para formular nossas alternativas para avanço social; a incapacidade para perceber e entender a vertiginosa transformação tecnológica e política no mundo e o desprezo por compromissos programáticos e ideológicos… No lugar de criar novas utopias, formular novas propostas, a esquerda preferiu cair nos braços do sistema tradicional, reduzindo seus programas a meras transferências de renda já implantadas por governos anteriores; colocou o poder como meta suficiente, não como etapa necessária; aceitou qualquer aliança, desconstruindo a própria imagem.”

Argumento

O STF recebeu do MP outro pedido de investigação contra Renan Calheiros, por peculato e lavagem de dinheiro. O advogado Eugênio Pacelli garante que todas as operações financeiras do presidente do Senado são contabilizadas: “Não há um único centavo que tenha transitado nas contas bancárias que não seja resultante dos subsídios parlamentares, verba indenizatória, venda de imóveis, empréstimos financeiros e venda de gado”.

Compromisso

Médicos do PAM Salgadinho pediram a José Thomaz Nonô, Secretário da Saúde de Maceió, para voltar a trabalhar no local. Nonô disse que foi o CRM quem interditou o prédio e que quando a entidade entender que há condições ele autoriza o retorno dos profissionais. “O PAM será devolvido em condições de dignidade”, garantiu.

Agenda

João Pedro Stédile, integrante do comando nacional do MST, debaterá hoje amanhã, em Alagoas, a conjuntura e os atuais desafios da classe trabalhadora. Os debates, organizados pela Frente Brasil Popular, acontecem hoje, às 19 horas, no Sindicato dos Urbanitários, em Maceió, e amanhã, 10 horas, no ginásio da Ufal em Arapiraca.

Esvaziado

Será difícil o PSol eleger ao menos um vereador em Maceió este ano, sem a candidatura de Heloísa Helena. Em 2008, ela obteve 29 mil votos e garantiu mandato também a Ricardo Barbosa; em 2012, HH conseguiu cerca de 20 mil votos e levou junto com ela Guilherme Soares. Sem Heloísa, o PSol não alcançará o coeficiente.

Desgaste

O PT também não terá tarefa fácil para eleger vereador em Maceió, mesmo se o deputado federal Paulão for candidato a prefeito. Além de não ter nomes de expressão política para reforçar a chapa, a má imagem do partido, envolvido em denúncias, influi muito. Não é a toa que o vereador Cleber Costa pode mudar de legenda.

Exemplo

Ainda sobre o despropósito de construir um aeroporto em Maragogi, ao invés de, com bem menos recursos, melhorar a AL 101 Norte e duplicar os trechos Maragogi-Divisa PE e Maceió-Barra de Santo Antônio: a Linha Verde, que despertou o turismo no litoral Norte da Bahia, tem apenas 50 quilômetros duplicados.

Embromação

De Cláudio Humberto Rosa e Silva: “O Planalto combinou recomendar aos ministros e aliados o discurso do terrorismo, para fazer o Congresso a aprovar a recriação da CPMF e aumentar outros impostos. A CPMF ou o caos, eis o mote. O governo Dilma, no ano eleitoral de 2014, gastou R$ 106 bilhões a mais do que estava autorizado.”

 

*O “Café com Agroecologia”, da Ufal, terá sua primeira edição hoje, 17 horas, na Praça da Paz, no Campus A. C. Simões. A iniciativa é do Grupo Agroecológico Craibeiras, do Centro de Ciências Agrárias, com a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil.

* A Prefeitura de Maceió iniciou a distribuição dos carnês do IPTU 2016. Quem não receber os carnês poderá obtê-los no site da Secretaria de Finanças. O IPTU pode ser pago em cota única com desconto de 10%, até 18 de março, ou em até 10 parcelas.

*Prosseguem, até a próxima 2ª feira, dia 29, as inscrições para seleção do cargo de economista-chefe do Banco do Nordeste. O salário é de R$ 29 mil. A chamada pública com as especificações está disponível no endereço www.bancodonordeste.gov.br.

* A exposição “O compadre de Ogun – Serigrafias de Carybé”, do projeto Arte Sesc, continua aberta à visitação até o dia 4 de março, no Sesc Centro, das 12 às 18 horas. O artista argentino tem muitos trabalhos relacionados ao Brasil. Contato: 3326. 3133.

* Até o próximo domingo, 28, acontece, na orla de Pajuçara, a etapa Maceió do Circuito Mundial de Vôlei de Praia com participação de atletas de vários países. As disputas, propriamente ditas, foram iniciadas ontem. Em 1996, Maceió também sediou o evento.

*Líder do seu grupo, o CSA é favorito absoluto hoje, contra o Ipanema, em Santana do Ipanema, pelo Campeonato Alagoano, ainda mais depois da grande exibição do empate de 1×1 com o CRB. A TV Gazeta anuncia a transmissão do jogo, às 21h45m, ao vivo.

 

“Por que Lula, um contumaz falastrão, refugia-se no silêncio?”

Ricardo Noblat

Jornalista