Blog do Dresch

20 de fevereiro de 2016

Operação carro-pipa

Providencial a resolução do impasse para liberação dos recursos da operação Água é Vida no Estado. Em reunião com analistas da Defesa Civil nacional, em Brasília, a equipe de Alagoas garantiu junto ao Governo Federal a aprovação do orçamento para a continuidade do projeto e abastecimento de água nos 41 municípios que se encontram com Decreto de Emergência que assola as cidades sertanejas há quase dois anos. Durante o encontro, foram analisados os processos referentes ao decreto e detectados os ajustes necessários. Uma vez regularizada a documentação, a situação de emergência em virtude da seca que atinge os sertanejos alagoanos foi reconhecida em nível federal. Para a retomada da operação Água é Vida, o próximo passo será a liberação orçamentária pela Assembleia Legislativa Estadual (ALE), que já sinalizou, através do seu presidente, não ter problemas.  Agora é aguardar os recursos para retomar a distribuição de águas através de carros-pipas nos municípios. A expectativa é que até o fim do mês de fevereiro o orçamento seja liberado. 

 

Presente

Apesar das especulações em torno de uma possível ausência em Arapiraca ontem na solenidade do Dia Z, na campanha Zika Zero, que mobiliza as unidades educacionais de todo país,  destaque para o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Como representante do governo federal no evento, Occhi compareceu e estava bem disposto. Como se sabe, o ministro já solicitou afastamento do Ministério à presidente Dilma Rousseff para tratar de um câncer de próstata.

  

Cura gay

Está o maior bafafá no Estado do Rio de Janeiro. Isso por causa do motivo que levou ao afastamento do deputado Ezequiel Teixeira (PMB) da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Ele deu uma declaração de que acredita na cura gay.  O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) o demitiu de imediato por causa da repercussão.  

 

Cura gay 2

O problema agora é que Pezão parece que também errou na escolha do substituto. Quando cumpria seu terceiro mandato como deputado estadual, o sucessor de Teixeira, Paulo Melo, deu um declaração tão preconceituosa quanto a do antecessor. Em tom de deboche deixou claro que não acreditava na existência de “ex-gays”: “Garrafa que levou querosene não perde o cheiro jamais”, afirmou numa discussão na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

  

Cura gay 3

Melo ainda sugeriu que os gays fizessem o “teste da farinha”, uma brincadeira homofóbica que pretensamente testaria a masculinidade de um homem ao sentá-lo sobre um monte de farinha. Pense num imbróglio em que se meteu o governador Pezão por causa de toda esta história.

 

Capacete 1

O ciclista italiano Mario Cipollini, considerado um dos maiores velocistas de todos os tempos, encontrou uma forma ousada de responder às críticas. É que o atleta de 48 anos aparece muito sem capacete quando anda de bike, e já foi repreendido várias vezes nas redes sociais. Por causa disso, ele resolveu fazer um registro pelado em cima da bicicleta, usando apenas um capacete. A imagem foi compartilhada no perfil oficial dele no Instagram.

 

 Capacete 2

Na legenda da imagem, o ciclista escreveu: “Treino indoor. Dedicado a todos os “juízes” que comentam as minhas fotos! Eu coloquei o capacete! Sou grato pelos conselhos de vocês sobre a minha proteção!”.

 

. Graças ao bom atendimento realizado pela Secretaria de Saúde do Estado a pacientes com Guillain-Barré – síndrome autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano – Alagoas não registrou nenhum óbito em 2015.

 

O tratamento se utiliza de uma técnica inovadora, denominada de plasmaférese, que tem reduzido o tempo de tratamento dos pacientes. As sessões de plasmaférese já possibilitam que o paciente apresente melhora significativa na primeira sessão, sendo mais eficientes para evitar possíveis sequelas.

 

. Segundo o hematologista Wellington Galvão, a plasmaférese é uma técnica semelhante à hemodiálise, na qual os anticorpos que estão atacando a bainha de mielina são filtrados.

 

. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Secretaria de Cultura (Secult) irá promover a palestra “Prevenção e Combate ao Aedes aegyti”, no auditório da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos nesta terça-feira (23).

 

Wellington Santos – Intériro