Roberto Baia

16 de fevereiro de 2016

Mutirão contra o mosquito

O terceiro mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, no sábado (13), em Arapiraca, teve à frente o prefeito, em exercício, Yale Fernandes (PMDB) e a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, no lançamento do Programa Zika Zero. O “Dia D” foi realizado em todo o país.

 

Incidências

As ações começaram às 8 horas da manhã nos bairros João Paulo II e Manoel Teles registrados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com maiores índices de incidências de focos das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika Vírus e febre Chicungunya.

 

Unindo forças

O mutirão contou com a presença federal da Força Nacional e homens do Exército Brasileiro, por meio do Tiro de Guerra de Arapiraca, como também da Polícia Militar, 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), Corpo de Bombeiros, com bombeiros civis, vereadores, secretários municipais, agentes de endemias da Secretaria de Saúde, e apoio do governo estadual pela Governadoria do Agreste, Correios e Eletrobras e agentes de trânsito da SMTT.

 

Secretária

 

A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, ao chegar à Arapiraca destacou a satisfação de ter sido designada pelo Governo Federal para Alagoas e, em especial, para Arapiraca, uma das 150 cidades selecionadas para o lançamento da campanha contra o mosquito e intitulada de Programa Zika Zero.

 

Aeroporto

O aeroporto de Maragogi terá nova área para sua construção. Conforme informado recentemente pela Secretaria de Aviação Civil, o primeiro sítio escolhido, que consta no projeto inicial do aeroporto, encontrava-se em desconformidade com o modelo que atualmente é exigido pelo órgão, precisando, dessa forma, ser modificado.

 

 

Novo estudo

Por essa razão, a SAC elaborou um novo estudo de seleção de sítios, no qual a área definida previamente foi otimizada, sofrendo, assim, alterações devido a uma série de fatores como topografia, impactos ambientais e curva de ruídos, o que resultou em um novo espaço que ora dispõe de todos os pré-requisitos determinados pela SAC.

 

Arapiraca

Em solenidade no início de fevereiro, o Governador Renan Filho, anunciou que representantes da Secretaria de Aviação vêm ao Estado para analisar os projetos dos aeroportos de Arapiraca e Maragogi. “A Secretaria de Aviação está vindo a Alagoas para observar, no plano de expansão de aeroportos, dois em Alagoas: o aeroporto de Arapiraca e o de Maragogi, que foi escolhido como o primeiro aeroporto regional a ser construído no Brasil pelo potencial turístico da cidade. A cada ano Maragogi se revela um destino mais forte e é com satisfação que observamos que o governo federal também dá essa importância à cidade”, explica.

 

 

Chã Preta

A Prefeitura de Chã Preta, através das Secretarias de Agricultura e de Infraestrutura, está durante toda esta semana (15 a 19) executando obras de construção de bueiros e piçarramento de estradas vicinais do Povoado Queimadinho.

 

Acompanhando

As obras estão sendo acompanhadas de perto pelo prefeito Audálio Holanda e pelos secretários responsáveis, de agricultura Gilvan Passos, e de infraestrutura, Francisco Teixeira, que fazem questão de vistoriar pessoalmente o andamento das obras.

 

Qualidade de vida

Para agilizar as obras a Prefeitura disponibilizou o maquinário necessário, caçambas e retroescavadeira, para que tudo seja executado esta semana, seguindo um calendário rigoroso para que a partir da próxima segunda, 22, seja possível iniciar a construção dos açudes da região das Minas.

As ações visam melhorar a qualidade de vida dos moradores da Zona Rural.

 

 

 

Bosque das Arapiracas

Com informações do jornalista Fábio Lopes: Uma tarde descontraída no Bosque das Arapiracas, no Centro de Arapiraca, um dos cartões-postais de lazer e bem-estar à saúde ganha ainda mais vida com o Projeto Verão no Bosque, que acontece aos sábados, das 17h às 20h.

 

 

 

… No último sábado (13), o clima foi de atividades físicas e dança, muita dança. O espaço fica ao lado da fonte luminosa. Uma estrutura de palco e som do Dj Rafa é armada e um super banner com o nome do projeto serve de cenário para dar visibilidade ao projeto.

 

 

 

… Na parte alta das escadarias, que funciona como palco, é o lugar dos professores de educação física que dão aula de dança e Zumba, uma modalidade do mundo fitness que mistura atividade física tradicional aeróbica e dança no ritmo latino, caribenho, capaz de queimar calorias sem que o praticante perceba.

 

 

… A parte baixa se transforma numa espécie de salão, onde os alunos se posicionam em filas para a prática esportiva. Tudo acontece ao ar livre em um cenário cercado de verde, pôr do sol e um anoitecer refrescante nessas noites de verão em Arapiraca.