Blog do Dresch

5 de fevereiro de 2016

Deputados renovam pedido de afastamento

                   Um grupo de deputados de diversos partidos políticos, encaminhou um novo ofício ao STF pedindo o afastamento do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O documento é assinado pelos deputados Chico Alencar, Jean Wyllis e Glauber Braga, todos os PSOL do Rio, Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), Ivan Valente (PSOL-SP), Alessandro Molon (Rede-RJ), João Derli (Rede-RS), Aliel Machado (Rede-PR), Eliziane Costa (Rede-MA) e Clarissa Garotinho (PP-RJ). Eles citam diversos motivos que dão o suporte para o afastamento de Cunha da presidência da Câmara.

Afastamento de Cunha 2

                   O documento enumera as acusações contra o parlamentar: as contas no exterior investigadas pela Operação Lava Jato: as declarações supostamente falsas á CPI da Petrobrás e as manobras de Cunha para interferir nos trabalhos da Comissão de Ética da Casa, que analisa a possibilidade de cassação do seu mandato. Segundo os deputados, Eduardo Cunha exerce a presidência da Casa em benefício privado, para autoproteção em investigações e usufrutos inconstitucionais. Quem também defende a cassação de Cunha é o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. Ele protocolou um requerimento no STF também apontando uma série de irregularidades e desmandos praticados por Cunha.

 

Zika cancelará Olimpíada?

                   O crescimento explosivo dos casos de doenças causadas pelo Zika vírus tem causado preocupação em relação às Olimpíadas no Rio de Janeiro em Agosto, pelo fato do Brasil ser o país mais afetado pelo vírus. A Revista Forbes publicou esta semana um artigo em que pede o cancelamento dos jogos por causa dos riscos de surto, além de fazer duras criticas a poluição da Baía da Guanabara. O texto é assinado por dois pesquisadores que defendem “que é irresponsabilidade prosseguir com os jogos depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado a epidemia como uma emergência mundial à saúde pública”. De acordo com Arthur Caplan e Lee Igel “parece que é hora de cancelar os Jogos Olímpicos 2016 do Rio de Janeiro e a razão é simples: as mulheres não podem viajar para lá em segurança” diz o texto. “Enquanto as águas poluídas e os problemas de segurança já dificultam as coisas para qualquer visitante lá, agora o Brasil esta na linha de frente da epidemia do vírus Zika” escreveram os dois especialistas em esporte. Os atletas estão se preparando para irem ao Rio de Janeiro “mas é impossível que o Comitê Olímpico Internacional deva permitir isso” critica a revista. No Brasil as autoridades rebateram a sugestão dos pesquisadores. “Não existe a menor possibilidade de haver cancelamento das Olimpíadas por causa da doença” afirmou o ministro-chefe da casa Civil, Jaques Wagner. A própria Presidente Dilma Rousseff, em pronunciamento á nação garantiu que o governo fará “absolutamente tudo” para proteger as mulheres grávidas da ameaça do vírus.

 

Gosto cinematográfico

                   Cada cidadão que vai ao cinema, escolhe o filme da sua preferência. Esse é um direito liquido e certo. Mas sempre é bom fazer um registro para a posteridade. O filme “Spotlight-Segredos revelados” candidatíssimo a melhor filme no Oscar deste ano, e que relata uma história verídica sobre um trabalho jornalístico exemplar, esta sendo exibido em Maceió em uma sala, no Parque Shopping e apenas em uma sessão, ás 13h55. Já o filme “Os Dez Mandamentos”, uma adaptação bíblica brasileira, esta em 8 sessões diárias no Maceió Shopping, em 10 sessões no Parque Shopping, em 9 sessões no Shopping Pátio e em 4 sessões no Shopping Farol.

EBC perde presidente

                   Depois de ter permanecido apenas sete meses no cargo, o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), jornalista Américo Martins pediu demissão. Ele comunicou sua decisão ao Ministro Edinho Silva, da Secretaria de Comunicação Social, que é responsável pela EBC, empresa que controla a TV Brasil e a Agência Brasil. Ele alegou que estava deixando o cargo por questões pessoais, mas especulava-se sua contrariedade pela veiculação pela TV Brasil dos jogos das séries C e D do Campeonato Brasileiro e de outros campeonatos menores.

EBC perde presidente 2

                   Segundo revelou o ministro Edinho Silva, o jornalista Américo Martins vinha tentando agendar uma reunião para expor sua decisão e isso somente foi possível esta semana. Ele disse que estava com problemas pessoais para resolver e queria retornar para São Paulo. O Ministro garantiu que não havia insatisfação por indicações políticas para a EBC, e que o argumento das transmissões dos campeonatos não era verdadeiro, porque a EBC tinha o compromisso de ajudar as séries “menores”, inclusive quando Américo era diretor-geral da empresa. Enquanto não houver a nomeação de um substituto, o jornalista Mario Maurici responderá interinamente.

Ginásios nas escolas

                   A garantia foi dada pelo próprio governador Renan Filho e confirmada pelo Secretário de Educação Luciano Barbosa: todas as escolas da rede pública que dispuserem de espaço compatível terão ginásio de esportes. Em um primeiro levantamento concluiu-se que cerca de 100 unidades de ensino enquadram-se neste perfil, e nas próximas semanas 31 ginásios escolares serão entregues em diversos municípios. E eles serão construídos com recursos próprios, sem ajuda federal, explicou Renan Filho.

 

  • O Secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, anunciou ao inaugurar a reforma da Delegacia do 7º Distrito Policial, no bairro da Pitanguinha, que outras 30 delegacias da Policia Civil também serão reparadas na sua estrutura física.
  • Segundo o secretário, em 2015 nove delegacias foram reformadas, como parte do processo de reestruturação da Polícia Civil de Alagoas.
  • O próprio governador Renan Filho, presente à solenidade avalizou as reformas dos prédios que abrigam as delegacias policiais no Estado, e que também iniciou o processo de reestruturar o aparato da Segurança Pública.
  • “Tudo será feito pelo governo para fortalecer e dotar a Polícia Civil de condições de prestar um serviço de qualidade ao cidadão”.
  • A estruturação das forças de segurança faz parte do processo de redução dos índices de criminalidade de Alagoas, garantiu o governador.