Roberto Baia

3 de fevereiro de 2016

Visita ao Detran

O vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes (PMDB) fez uma visita de cortesia ao diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Antonio Carlos de Gouveia, na segunda-feira (1º), em Maceió, e, juntos, debateram sobre projetos viários, em parceria com o Estado, para melhorar o trânsito de Arapiraca.

Yale Fernandes esteve acompanhado do titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), Ricardo Teófilo, do subsuperintendente, Willyan Nunes, e técnicos dos órgãos municipal e estadual de trânsito.

 

“Onda Amarela”

Durante o encontro, eles debateram projetos viários que serão implantados em Arapiraca em parceria com o governo do Estado. Entre os programas que o diretor-presidente do Detran e o vice-prefeito de Arapiraca trocaram ideias técnicas estão o “Onda Amarela”, Projeto de Videomonitoramento e a elaboração de boletim de acidente pela SMTT de Arapiraca.

 

Projetos primordiais

“São projetos primordiais para avançarmos ainda mais a questão do trânsito no estado, ainda mais em cidades como Arapiraca, que o governo do Estado dará total apoio na implantação desses programas”, frisou Antonio Carlos de Gouveia.

Para o vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, o encontro foi extremamente proveitoso porque fortaleceu ainda mais a parceria e a execução dos programas viários em Arapiraca.

 

Arapiraca

“Esses programas precisam ser implantados em Arapiraca para acompanhar o desenvolvimento da cidade e o ritmo acelerado das modificações por quais passam o sistema viário brasileiro e temos que focar nessas ações para evoluir ainda mais a educação no trânsito da nossa cidade”, apontou Yale Fernandes.

Padroeira

Na segunda- feira (01), o município de Atalaia acordou em festa. É que, em meio às comemorações em alusão a Festa da Padroeira Nossa Senhora das Brotas, o município festejou 252 anos de história.

No início da manhã, o Prefeito Zé do Pedrinho esteve na sede da prefeitura para a solenidade cívica de hasteamento dos pavilhões. Logo após, o gestor e sua comitiva seguiram para o culto em ação de graças, realizado no ginásio da Escola Antônio Amâncio. Com a presença de pastores das maiores denominações religiosas do município, entre eles o Pastor Reinaldo Miranda, e do Reverendo Orisvaldo Nunes –  Presidente das Assembleias de Deus de Alagoas, a celebração contou com muita louvor e adoração, além de show da cantora Sarah Kass.

 

Dificuldades

Para o prefeito, Atalaia, assim como os demais municípios do Brasil, tem passado inúmeras dificuldades financeiras, e com muita fé e oração é possível encontrar forças para enfrentar os desafios. Na oportunidade, ele destacou o bom desempenho no mercado formal de trabalho que Atalaia conseguiu em 2015. De acordo com uma lista de 50 municípios brasileiros, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), a cidade encerrou o ano na posição 43º do ranking nacional.

 

Polo Agroalimentar

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, é parceira juntamente com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) para início das atividades do Polo Agroalimentar, localizado na comunidade de Bananeiras.

A prefeita Célia Rocha, acompanhada do vice Yale Fernandes, vai participar da assinatura, nesta quarta-feira (3), às 10h, de um termo de cooperação técnico-operacional para a institucionalização da gestão do Polo Agroalimentar de Arapiraca.

 

Atividades

O Termo de Cooperação tem como finalidade garantir à Uneal a autonomia necessária para início das atividades de pesquisa dentro do Polo, que, além de atender a um dos compromissos assumidos pelo governador Renan Filho, ainda em época de campanha, beneficiarão os interesses da cadeia produtiva, envolvendo várias famílias da região.

 

Cadeia produtiva

Segundo o secretário Pablo Viana, a formalização da cooperação é crucial para que o Polo cumpra de forma mais ampla sua verdadeira missão.   “O Polo tem o intuito de tornar-se um ambiente de geração de conhecimento e novos negócios, com o protagonismo da academia e maior participação da cadeia produtiva local”, destaca Viana.

 

Recursos humano

“Com a Uneal assumindo oficialmente a gestão do Polo Agroalimentar de Arapiraca, teremos um instrumento moderno, equipado e, agora, com recurso humano, para que pesquisas e projetos sejam desenvolvidos, com a participação e para benefício dos pequenos e grandes produtores da região”, completa o secretário.

 

… A presidente Dilma Rousseff autorizou, na semana passada, a criação da nova sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que será instalada em Alagoas com o tema “Alimentos Funcionais, Aromas e Sabores”.

 

… Uma equipe da instituição deverá chegar ao Estado ainda neste mês de fevereiro para iniciar o processo de instalação da unidade, que inicialmente deverá funcionar dentro do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (Ceca-Ufal), onde já funciona a Unidade de Execução e Pesquisa (UEP) da empresa, vinculada à Embrapa Solos, em Pernambuco, e à Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Sergipe.

 

… De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a equipe deverá vir acompanhada da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu. “A ministra e os representantes da Embrapa devem chegar a Alagoas no dia 22 de fevereiro para discutir a implantação da sede. A partir daí, os detalhes e prazos do processo de instalação. Independentemente do tema escolhido, a Embrapa vai atuar em todos os segmentos produtivos de Alagoas e vamos ter autonomia para a pesquisa agropecuária em nosso Estado”, destacou o secretário.