Roberto Baia

27 de janeiro de 2016

Novas empresas

Representando a prefeita Célia Rocha, o vice-prefeito Yale Fernandes recebeu na tarde de terça-feira (26) representantes da empresa Alagoas Motos Honda, que será inaugurada no município em março.

Durante o encontro, que contou com a participação da secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio, e do empresário Erasmo José de Almeida, diretor da empresa, Yale Fernandes garantiu incentivo ao empreendimento. 

 

Grande marca

“Tenho certeza que a vinda da Alagoas Motos será um marco, já que é mais um empreendimento da Honda na cidade, uma grande marca mundial, além de estar em uma localização privilegiada (ao lado do Arapiraca Garden Shopping)”, comentou.

 

Geração de emprego

Yale lembrou que o município foi considerada o 4° maior na geração de empregos em todo Brasil em 2015, segundo o Ministério do Trabalho. Para ele, o apoio dado pela administração municipal para chegada de novas empresas impulsionou os números apresentados.

 

Reportagem positiva

Reportagem veiculada na manhã de segunda-feira (25), no programa Bom Dia, Brasil, da Rede Globo de Televisão, destacou mais uma vez o potencial econômico de Arapiraca, que foi o quarto município na geração de empregos em todo o país.

Na matéria que teve como apresentador o jornalista Alexandre Garcia, foram mostradas imagens da cidade de Arapiraca, e dados divugados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

 

Renda mensal

De acordo com a pesquisa, realizada nos mais de 5 mil municípios brasileiros, Arapiraca ficou na quarta colocação no Brasil e primeira em todo o Nordeste, com abertura de 2.076 novos postos de trabalho.

Ainda na reportagem, a operadora de caixa Andreia Mateus disse que teve a oportunidade de conseguir emprego e colocar o filho em uma escola melhor, comprar uma moto e, também, ajudar na renda mensal e no sustento de sua família.

 

Investimentos

O economista Marcelo Santana salientou o potencial econômico de Arapiraca, afirmando que a localização privilegiada, no centro geográfico de Alagoas, atrai investimentos para o município.

A prefeita Célia Rocha ficou muito contente com a reportagem positiva, destacando a geração de empregos em Arapiraca para todo o Brasil.

 

Na contramão

“Estamos na contramão da crise que afeta o nosso país. Não está sendo fácil. Esses números são frutos de muito trabalho e de medidas que adotamos desde o início de nossa gestão. Agora, começam a aparecer os resultados, mostrando, principalmente, a melhoria da qualidade de vida de nossa gente”, declarou a prefeita Célia, elogiando o trabalho da secretária Myrka Lúcio e de toda a equipe da administração municipal.

 

Matadouro

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, e o prefeito de São Luiz do Quitunde, Gilson Lima, estiveram reunidos na manhã de segunda-feira (25) para debater alternativas para reabertura do matadouro municipal, interditado desde o primeiro semestre de 2014 por inadequações sanitárias e ambientais.

 

Instalações novas

Gilson Lima contou que o matadouro tem instalações relativamente novas, tendo sido construído em 2007. “As instalações não são antigas, mas precisam de adaptação à legislação atual para poder reabrir. Estamos estudando firmar uma parceria com uma empresa privada para garantir a prestação do serviço. A situação do município com relação ao abate de animais, hoje, é crítica. Estamos tendo uma despesa grande para realizar a atividade no município de Porto Calvo e a população é quem acaba sendo prejudicada”, lamentou o prefeito.

Parceria

Na reunião, o prefeito ouviu orientações do secretário quanto à busca por uma Parceria Público-Privada (PPP) e para retirada do selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), caso a parceria não seja viabilizada.

 

Carnaval e comércio

Com Ascom Fecomércio: O Carnaval tem relação direta com a expectativa de vendas neste início de ano. A festa não possui um forte apelo de compra de presentes, mas movimenta a economia pela aquisição de pacotes turísticos, elevação da demanda por hotéis, produtos de confecção e roupas, além de serviços relacionados à gastronomia e bebidas alcoólicas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD) demostra que 59,9 % dos empresários do comércio de Maceió estão com otimismo moderado e 10,5% com grande expectativa de vendas (10,5%) ante 26% ruim e 3,6% para vendas péssimas. 

 

… A pesquisa foi realizada a fim de entender a dinâmica das vendas no início deste ano e as expectativas de comercialização para o mês de janeiro e para o Carnaval.

 

… Conforme o levantamento, 77% das empresas entrevistadas vão aderir às promoções de início de ano. Para o consumidor, será uma boa oportunidade de comprar produtos com excelentes descontos.

 

… Janeiro costuma ser um mês no qual as empresas renovam os estoques para as novas linhas de produtos no mercado. O Carnaval contribui com as vendas, inclusive pode manter funcionários temporários contratados para as festas de fim de ano para atender a demanda nesse período.