Edmilson Teixeira

20 de janeiro de 2016

Delmiro Gouveia

O vereador  Geraldo Xavier (PRTB) disse que a pior coisa que já fez na vida foi ter se aliado politicamente ao prefeito Lula Cabeleira (PMDB). A declaração foi dada na última sexta-feira no programa Tribuna Popular, da rádio Correio FM. O vereador falou sobre a possível candidatura de Carimbão a prefeito do município. “Acho que Carimbão é bem melhor para Delmiro Gouveia como deputado federal. Não acredito que ele queira entrar na disputa pela Prefeitura, principalmente quando perceber a rejeição, através das pesquisas”, disse. 

Fiscalização 

Próxima segunda-feira, à tarde, a procuradora federal Niedja Kaspary comandará uma audiência pública, a fim de identificar os municípios alagoanos que vêm cumprindo com a norma do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. É que as prefeituras são obrigadas a investir no mínimo 30% na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou suas organizações dentro do próprio município.

São Miguel dos Campos

Sobre o estrago provocado por um temporal que caiu no final da última semana, o prefeito George Clemente, criou uma comissão, a fim de monitorar as áreas atingidas. A ação faz parte de algumas medidas emergenciais e paliativas para minimizar os transtornos sofridos pelos moradores das áreas afetadas pelos alagamentos. O prefeito prometeu ajudar as famílias que perderam moveis e eletrodomésticos.  

Promessa

Uma boa notícia para os administradores das escolas estaduais, tanto da capital como do interior. É que na segunda-feira durante solenidade de posse dos 580 diretores gerais e adjuntos das escolas da rede estadual, ocorrido no Centro  de Convenções de Maceió, o governador Renan Filho fez um anúncio aguardado desde 2001 pela categoria: o aumento da função gratificada.

Maragogi

Com pouco dinheiro em caixa e muitos compromissos a serem executados, sobretudo para garantir o status de cidade turística, é que a Prefeitura de Maragogi busca encontrar estratégia, a fim de assegurar recursos por meio de impostos. Um deles é o IPTU. Por conta disso, a Secretaria de Finanças  começou a distribuir os carnês 2016. Quem optar pelo pagamento da cota única, o desconto é de 30% até o dia 29 de fevereiro. Nos meses de março e abril, os contribuintes terão desconto de 20% e 10%, respectivamente.

Maragogi- esperança

Segundo o secretário Ítalo Farias, a medida visa estimular os maragogienses a optarem pelo pagamento da cota única. “A crise financeira é uma realidade, então buscamos oferecer facilidades e estímulos para os contribuintes pagarem à vista e de forma antecipada”, argumenta.

Matriz de Camaragibe

Prefeito Marquinhos foi presença significante na manhã de segunda-feira, em Jacarecica (Maceió) quando o governador Renan Filho assinou a Ordem de Serviço para o início da duplicação da Rodovia AL 101 Norte. “Esse é um grande marco que vai nos garantir num futuro próximo o desenvolvimento da nossa região”, comentou entusiasmado o prefeito de Matriz. No evento, vários outros gestores que comandam as prefeituras do Norte alagoano, também estavam presentes.

Matriz de Camaragibe – mosquito  

Dezenas de pessoas se uniram na segunda-feira lá em Matriz, num movimento comandado pela Prefeitura, que convocou todas as Secretarias, a fim de combater o mosquito Aedes Aegypti. A ação contou com a parceria do Estado, além da participação de agentes do Corpo de Bombeiros. A Primeira-Dama, Teresa Cristina fez questão de participar da campanha, levando seu incentivo a todos, principalmente orientando a maneira de como evitar a proliferação do inseto que tem causado até morte. O tal mosquito é o que transmite casos de dengue, zika e a chikungunia!

São Luiz de Quitunde

Por meio de denúncias, foi que na sexta-feira última, uma equipe de fiscalização do IMA multou no município de São Luiz, a  Usina Santo Antônio e o um lava-jato do posto de combustível da própria indústria. Foram duas autuações que juntas somam  R$ 300 mil. No local foram encontradas diversas irregularidades, como o lançamento de resíduos perigosos, sem qualquer tipo de tratamento ao solo. 

Mosquito –

Conforme publicação no Diário Oficial de terça-feira, a campanha de combate ao Aedes Aegypti foi estendida para o mês de fevereiro com ações de controle vetorial do mosquito por todo o Estado. Na tentativa de reduzir para menos de 1% os casos de infestação de dengue, zika vírus e febre chikungunya, desde janeiro deste ano o projeto de força-tarefa tem inspecionado domicílios e instalações públicas e privadas no interior  e nos bairros da capital.

 

Mosquito – meta

O Plano de Ação referente ao mês de fevereiro traça um cronograma de atuação por 16 bairros de Maceió e mais 85 municípios alagoanos. Com trabalho diário nas regiões detectadas com maior potencial de infestação do mosquito, o projeto já contabiliza um saldo parcial de 60 focos de mosquito encontrados, sendo 40 nas comunidades do interior e 20 na capital.

Penedo

A Agência Fluvial de Penedo irá realizar um importante projeto para os ribeirinhos, visando à regularização dos pescadores do Baixo São Francisco e de suas respectivas embarcações, promovendo, assim, a segurança da navegação e o desenvolvimento social desses profissionais. A ação, denominada “Canoa Legal”, foi desenvolvida em Penedo, mas será estendida para todas as colônias de pescadores de área de jurisdição da Marinha, que vai do município de Piaçabuçu até Delmiro Gouveia.

Penedo

E é por conta da ação “Canoa Legal”, que nesta quarta-feira, haverá a entrega dos títulos de inscrição das embarcações, carteiras de habilitação e diplomas de conclusão de curso dos novos aquaviários e doação de coletes salva-vidas aos pescadores da 1ª turma atendida pelo projeto. O evento acontece na Agência Fluvial, a partir das 9h30min.