Edmilson Teixeira

9 de janeiro de 2016

São Miguel dos Campos

Nesse período de crise econômica no país, um fato inusitado aconteceu ontem em Alagoas. É que o prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente ousadamente assinou o Plano de Cargo de Carreira de todos os servidores do município; atitude que nenhum outro prefeito dessa atual gestão fez até agora no Estado e talvez no Brasil. O evento aconteceu pela manhã na Câmara de Vereadores, que ficou lotada de gente para acompanhar a tão esperada assinatura.

São Miguel – buraco

“Conseguimos a façanha de tirar ao longo dos dois primeiros anos do nosso governo, o município do buraco. Até os servidores estavam com quatro férias atrasadas, mas com muita dificuldade já pagamos três”, disse Clemente, entendendo que mesmo diante da crise, o melhor caminho é investir no servidor municipal, para que ele tenha ânimo e força de vontade de trabalhar em prol de todos.  

São Miguel – Previdência

George Clemente deu ênfase a uma dívida de 23 milhões de reais com a Previdência que  herdou de seu sucessor e que foi obrigado a negociar o tal rombo, porque caso contrário o município estaria impedido de obter aprovação de seus projetos junto ao governo federal a fim de tocar obras. Comparou a situação vivenciada hoje pelos miguelenses com o povo do Rio e de São Paulo. O Rio onde os serviços na Saúde não estão funcionando e em São Paulo onde os professores receberam apenas 3% de reajuste; enquanto que em São Miguel, o reajuste dos professores foi de 12%, e a Saúde atuando plenamente.

Agreste Sertão


O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, recebeu nesta sexta-feira a visita do deputado estadual Inácio Loiola, na sede do órgão, em Jaraguá. Durante a visita, conversaram, entre outros assuntos, sobre política agrária no Agreste e Sertão. O deputado reconheceu a gestão de Jaime Silva à frente do Iteral. “Alagoas não poderia ter outra pessoa para lidar com os movimentos sociais e tratar sobre assuntos relacionados ao agronegócio e aos agricultores familiares. Jaime Silva faz um trabalho com competência no Estado”, afirmou Loiola.

Cacimbinhas

Dr. Jorge que já foi prefeito durante três mandatos, está firme e forte para derrubar o império político da família Wanderley lá em Cacimbinhas. Segundo o ex-vereador Roberto Gonzaga o governador Renan Filho, aliado do prefeito Roberto Wanderley, vem tentando convencer o Dr. Jorge para fazer parte do grupo do PMDB, que tem com candidato Hugo Wanderley atual vereador e presidente da UVEAL.  “São propostas tentadoras, mas o Dr. Jorge não abre mão de sua candidatura”, disse.

Junqueiro

Empresário Ederaldo Almeida disse que muitas novidades políticas vão surgir por esses dias visando às eleições deste ano em Junqueiro. Sua sobrinha, Morgana Tavares (PMDB) espera o momento preciso, a fim de definir se vai entrar na disputa pela Prefeitura, hoje nas mãos do grupo liderado pelo senador Biu de Lira. No lado Legislativo, diz Almeida, muitos nomes estão surgindo, entre eles o do jovem empresário Marcelo Alcântara de família tradicional da região.

Palmeira dos Índios

O controlador geral de Palmeira dos Índios, o advogado Marcos Ribeiro encontra-se internado num hospital de Porto Alegre/RS depois de ser atingido por um veículo automotivo  numa passagem de pedestre na cidade de Gramado lá no Rio Grande do Sul, onde fazia turismo agora no final do ano passado. Teve algumas fraturas, passou por cirurgias  e enfrenta dificuldade para retornar a Alagoas, sobretudo por conta de acomodação na viagem. A família tenta um voo especial.  

Marechal

Cerca de quarenta veículos da linha Marechal Deodoro/Maceió, que integram o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Alagoas, serão incluídos a partir da próxima semana no projeto piloto onde o aplicativo CittaMobi está sendo testado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal). 

 Marechal- outros

A princípio, os chips do aplicativo foram instalados em 57 veículos, sendo 40 complementares e 17 convencionais (ônibus), de oito linhas com origem na capital e destino aos municípios de Delmiro Gouveia, Coruripe, Santana do Ipanema, Pão de Açúcar, Penedo, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel e Coqueiro Seco. Com a instalação do CittaMobi nos transportes complementares da linha Marechal Deodoro/Maceió, passará para cerca de cem o número de veículos envolvidos no projeto piloto.  

Finanças

Após desenvolver meses de estudos e diálogo com as Prefeituras e Secretarias de Finanças dos municípios, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) aperfeiçoou sua metodologia para cálculo do Índice de Participação dos Municípios (IPM) e divulgou a listagem definitiva com os indicadores base para repasses de ICMS em 2016 no Diário Oficial, na última semana.

 

Finanças – inédito  

 

É a primeira vez que o Estado de Alagoas garante total transparência nos procedimentos de cálculo, em contato direto com os municípios, através de reuniões consecutivas organizadas em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), para solução de dúvidas e correção de dados.