6 de janeiro de 2016

Neuroma de Morton.

As dores nos pés podem se localizar no ante pé ou no retro pé. Ou seja, dor na parte dos dedos e dos metatarsos ou dor no calcâneo, por exemplo.

As dores e deformidades mais conhecidas são as do hallux valgus. Chamada dor no joanete. Atingindo mais o sexo feminino. Lembro, porém do meu avô materno que cortava parte do sapato velho para melhor encaixar o seu joanete de estimação.

Devido aos calçados da moda com bicos finos ou pontiagudos as mulheres possuem mais joanetes. Claro, existem outras razões e a principal é mecânica com alteração do primeiro raio.

 Estes mesmos calçados podem ajudar a aparecerem as dores entre os dedos e por baixo das cabeças dos metatarsos com dormência e choques. Podemos ter então o neuroma de Morton (um dos pesquisadores que estudou a patologia). Esta metatarsalgia é mais frequente entre o segundo e terceiro dedos e o terceiro e quarto dedos.

O neuroma é um espessamento de um dos nervos digitais. Chegando a formar um tumor.

O diagnóstico pode ser clinico, porém é importante a confirmação com exames de imagem. Ultrassom com um examinador que tenha experiência. Ressonância magnética com mais precisão.

O tratamento passa por uma modificação do tipo de calçado. Utilização de protetor de cabeça de metatarsiano. Uso de analgésico, anti-inflamatório. Podendo também ser utilizada medicação específica para a inflamação do nervo.