Flávio Gomes

6 de janeiro de 2016

Apenas coincidências?

De Alfredo Guarischi, médico, cirurgião geral e oncológico, no Blog do Noblat: “Na noite de 18 de janeiro de 2002, Celso Daniel, no seu terceiro mandato de prefeito de Santo André (SP), estava num carro blindado quando foi sequestrado. Seu corpo, perfurado por diversos tiros, foi encontrado dois dias depois. Numa pesquisa aos noticiários de diversos jornais, lê-se que uma das principais testemunhas do caso Celso Daniel, justo um de seus seqüestradores, foi morta três meses após o crime. A pessoa que escondeu esse sequestrador em sua casa após o sequestro foi fuzilada em novembro de 2002. Um investigador da Polícia Civil que havia telefonado para o sequestrador na véspera da morte de Celso Daniel foi morto a tiros. O garçom que serviu o prefeito na noite do crime, pouco antes do seqüestro, foi morto. Uma testemunha da morte desse garçom levou um tiro 20 dias depois. O agente funerário que reconheceu o corpo jogado na estrada como sendo do prefeito e que chamou a polícia, em Juquitiba, morreu com dois tiros. O legista que atestou marcas de tortura no cadáver de Celso Daniel foi encontrado morto em seu escritório. Os questionamentos sobre esse crime feitos pela deputada federal Mara Gabrilli ao Sr. Gilberto Carvalho e ao Sr. José Carlos Bumlai, no Congresso Nacional, estão no YouTube. Dão arrepios.”

Muniz Falcão 

O jornalista José Aldo Ivo lembra que, se vivo fosse, Sebastião Marinho Muniz Falcão faria hoje 101 anos de idade. Muniz Falcão foi um dos governadores mais populares de Alagoas. Para Aldo Ivo, o melhor de todos: “Não foi ainda melhor porque foi boicotado, politicamente, em função da sua forte liderança”.

Sucesso

O governador Renan Filho e o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, festejam a redução de homicídios no Estado. Segundo dados oficiais, a diminuição foi de 18%, em comparação com 2014. Um grande resultado, considerando que a violência só tem aumentado, Brasil afora.

A conferir

Em entrevista ao programa “Conjuntura”, na TV Mar, o cientista político Eduardo Magalhães disse que Rui Palmeira é favorito para se manter no cargo, se tentar mesmo a reeleição. “O Rui só perde para ele mesmo”, disse, explicando que só erros da própria gestão podem prejudicar a recondução do prefeito.

Encrenca

Representantes de blocos e de clubes sociais e promotores de eventos divulgaram ontem nota em que repudiam a posição da Prefeitura de Maceió, revelada pelo secretário da Cultural, Vinícius Palmeira, de não apoiar o pré-Carnaval deste ano. O grupo acredita que o prefeito Rui Palmeira possa reverter a situação.

Argumento

Os promotores de eventos e dirigentes de blocos e de clubes estão convencidos de que a alegação de falta de dinheiro é desculpa do secretário de Cultura em represália à proposta, recusada pelo grupo, de fazer o Carnaval este ano na época própria, para as prévias não concorrerem com o “Maceió Verão”, também em janeiro.

Filme antigo

A implantação de ponto eletrônico na Câmara de Vereadores de Maceió, em vigor desde anteontem, torna público duas evidências em órgãos públicos, especialmente casas legislativas: o excesso de servidores e a incapacidade física de acomodá-los. Como em outros casos, de certeza será de novo dado um “jeitinho”.

Opinião

Jaques Wagner, ministro da Casa Civil, sobre o ex-ministro da Fazenda: “Joaquim Levy estava num processo de desgaste na relação com o governo e o Congresso. É uma pessoa de boa fé, que conhece o riscado, mas veio com uma linha muito dura, sem diálogo, e as coisas não funcionam assim. Acho que a dose que o Levy aplicou na economia, no lugar de ser remédio, virou veneno.”

 

* “Ligações Perigosas”, nova novela da TV Globo, começou, como quase todas as outras, com sexo explícito em horário nobre. Depois, como sempre acontece, autores e atores reclamam de gravidez precoce e ainda por cima defendem o aborto.

*O bloco “Turma da Rolinha” se engajará à homenagem a Edécio Lopes, que acontece no próximo domingo, às 11 horas, na orla de Ponta Verde, em frente ao “Pedra Virada”. A festa, com muito frevo, marcará a abertura das prévias do Carnaval 2015.

*A Casal convoca os classificados no Concurso Público 02/2014. O edital saiu no Diário Oficial do Estado de ontem. Os convocados devem se apresentar até o dia 12 de janeiro na Gerência de Manutenção Eletromecânica, localizado na Rua do Sossego, Farol.

*A Universidade Federal de Alagoas abriu inscrição para seleção de 11 professores substitutos e cadastro reserva, para os campi A.C. Simões, em Maceió, Arapiraca e do Sertão, em várias áreas. As inscrições podem ser feitas somente até hoje.

* Estudantes de universidades públicas e privadas ainda podem inscrever trabalhos e concorrer a até R$ 15 mil no Prêmio “Maceió, Cidade Sustentável”, de inscrições prorrogadas até 18 de janeiro. Informações no site www.maceio.al.gov.br.

* O ASA apresentará hoje à sua torcida o elenco e a comissão técnica para o início da temporada 2016. A festa, com direito a música, terá início às 19h30m, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, com acesso gratuito para os torcedores alvinegros.

 

“Ainda falta muito no Bolsa Família, mas ele é o caminho”

Ricardo Paes de Barros

Economista, em entrevista ao jornalista Luis Nassif