Flávio Gomes

2 de janeiro de 2016

O que nos espera

A edição da revista inglesa “The Economist”, que circula hoje com data de amanhã, dois de janeiro de 2016, traz na capa uma foto da presidente Dilma Rousseff cabisbaixa e frase “A Queda do Brasil”. No texto da reportagem sobre as perspectivas do Brasil a cruel sentença “Dilma Rousseff e o ano desastroso que vem pela frente”. Dentre fortes afirmações, há críticas à presidente e ao PT por “gastos extravagantes e imprudentes com aposentadorias e reduções de impostos improdutivas para indústrias favorecidas”, referência à corrupção na Petrobras como um “escândalo gigante de propinas” e a avaliação de que “A conquista do Brasil foi tirar dezenas de milhões de pessoas da pobreza. A recessão poderá paralisar ou mesmo reverter este processo.” Não traz nenhuma novidade para os que, aqui no Brasil, têm o discernimento de acompanhar o que se passa no país. Mas dá a dimensão do que o exterior imagina, com razão, do que está acontecendo por aqui. Para quem tem um mínimo de otimismo, o publicado pela “The Economist” é uma ducha de água fria. Resta esperar, e rezar, para que previsões pessimistas de pessoas isentas, do ponto de vista ideológico, estejam erradas. Amém.

Balanço 

De Davi Soares, em seu blog, no “Cada Minuto”: “Além do desempenho da receita e da redução histórica dos números oficiais da violência, o fechamento do primeiro ano de governo de Renan Filho (PMDB) em Alagoas teve como ‘maior êxito’ a atuação política do governador, aparentemente independente das supostas diretrizes de seu pai, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB).

No topo

Em Arapiraca, o deputado estadual Tarciso Freire continua disparado nas avaliações de intenção de voto para a disputa pela prefeitura. Ele caiu nas graças dos eleitores mais pobres. E cresceu ainda mais quando um concorrente seu disse que “um soldado de polícia não pode ser prefeito”. Tarciso passou ao papel de vítima.

Cenário

Rogério Teófilo, ex-deputado estadual e ex-deputado federal, é outro citado como forte da oposição à prefeita Célia Rocha, em Arapiraca. Mas seu partido, o PSDB, não está 100% fechado com ele. Até porque Rodrigo Cunha, um expoente da legenda e deputado estadual mais votado, está participando da gestão de Célia Rocha.

Opções

Rogério pode sair do partido para concorrer à prefeitura por outra legenda ou ser vice de Tarciso Freire. Rogério, que ficou como segundo suplente da coligação em 2014, garantiu o mandato de Pedro Vilela, único deputado federal eleito pelo PSDB. E corre o risco de ser mais uma vez preterido. A outra foi com Célia.

Aperto 

A prefeita Célia Rocha é quem não aparece com boas perspectivas de reeleição. Teve um ano muito bom, em termos e de realizações, porém enfrenta desgastes, ainda por conta de dificuldades financeiras nos primeiros dois anos. Seu desafio é unir em torno de si Renan Calheiros (pai e filho), Téo Vilela e Fernando Collor.

Ameaçado

É preciso ampla mobilização para que o “Pinto da Madrugada” desfile este ano e possa ter condições de se manter. Foi grande a frustração pelo cancelamento, ontem, do réveillon na orla de Ponta Verde, que ocorria há 16 anos. O bloco está com dificuldades para o “Munguzá do Pinto”, dia 23, e a saída às ruas, dia 30.

Protesto

Do jornalista Ilimar Franco, “O Globo”: “A oposição tomou as dores do vice Michel Temer. O motivo foi o Senado ter aprovado pedido para que o TCU analise os créditos suplementares assinados por Temer. Como tentaram com Eduardo Cunha, deputados planejam boicotar – virando as costas ou deixando o plenário – as sessões do Congresso, presidido pelo senador Renan Calheiros.”

 

*As lojas e as praças de alimentação de todos os shoppings center de Maceió não irão funcionar hoje, por conta do feriado mundial de Ano Novo. Apenas os cinemas abrirão. O Parque Shopping é exceção: abrirá a área de lazer e as salas de cinema.

* A rede de supermercados Palato abrirá hoje em seus horários habituais, apesar do feriado. A saber: a unidade da Ponta Verde, durante as 24 horas do dia; a unidade Farol, das 7 horas à meia-noite; a unidade Parque Gonçalves Lêdo, das 7 às 22 horas.

* A exemplo do que aconteceu ontem, a Difusora AM apresenta hoje, em horários alternados ao longo da programação, o especial “Reveillon da Pioneira” com sucessos nacionais e internacionais para saudar o Ano Novo. Produção de Givaldo Kleber.

*O programa “Almanaque Educativa, na Educativa FM, anuncia como atrações o cantor Luiz Pié, brasileiro de sucesso na Ásia, e a cantora e compositora alagoana Pauline Alencar, além de homenagem à cantora Rita Lee. A partir das 11 horas.

*O Campeonato Alagoano deste ano que se inicia hoje promete emoções. O CRB, que tentará o bicampeonato, mantém a base de 2015; o CSA se reforçou dentro e fora do campo; ASA, Coruripe e CSE despontam como outros clubes bem cotados.

 

“É fato que o governo perdeu a credibilidade fiscal”

Kennedy Alencar

Jornalista, ao dizer que os agentes econômicos esperam gestos do governo Dilma, e não palavras