Blog do Dresch

18 de maio de 2015

CPI da violência chega a Alagoas

                   A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga a violência contra jovens, negros e pobres no país, vai realizar audiência pública na Assembleia Legislativa de Alagoas, nesta segunda feira (18) ás 15 horas. A presença dos integrantes da CPI em Maceió deve-se á solicitação formal do deputado Paulo Fernando dos Santos, Paulão (PT), um dos integrantes da citada comissão. Segundo pesquisas, o Brasil tem 11 das trinta cidades mais violentas do mundo, sendo Maceió considerada a quinta mais violenta. No nordeste a taxa de homicídios de jovens chega a ser 10 vezes maior que a média nacional que é de 29 mortes para cada 100 mil habitantes.

CPI em Alagoas 2

                   Segundo Paulão, a Comissão fará visitas pelo Brasil, discutindo causas e efeitos, “buscando com que os entes federados e a sociedade civil possam apresentar, a curto, médio e longo prazo, alternativas para a redução dessa violência” afirmou o deputado alagoano. Criada em Março deste ano, a CPI terá 120 dias para apresentar um relatório final. A Comissão é presidida pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) é disponibilizou uma página (edemocracia. camara. leg.br) que atende a uma interação com a sociedade para promover a discussão e o compartilhamento de conhecimento de políticas públicas mais eficientes e democráticas.

Produção de grãos

                   A produção de grãos no Brasil nesta safra 2014/2015 deve alcançar 202,23 milhões de toneladas, segundo estimativa feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume esperado cresceu 1.54 milhão de toneladas, ou 0,76% em relação á estimativa inicial. Em Abril a Conab informou que a safra de grãos deveria ser de 200,7 milhões de toneladas. Ainda segundo o orgão, o aumento é atribuído ao ganho na produtividade do milho (primeira safra), da soja e do trigo. Caso as projeções da Conab se confirmem, a colheita de grãos nesta safra será 4.4%, ou 8,6 milhões de toneladas superior à safra anterior. A previsão da área plantada para a safra 2014/2015 ficou em 57,21 milhões de hectares, superando em 150,6 mil hectares (0,3%) a área cultivada na safra passada. Ainda segundo a Conab, o destaque dessa safra é a cultura da soja, com crescimento de 4,6% (1,4 milhão de hectares em relação à área plantada na safra anterior). O levantamento da Conab foi realizado entre os dias 12 a 18 de Abril. Foram coletadas informações da área plantada, produção e produtividade média estimadas, além de evolução do desenvolvimento das culturas e pacote tecnológico utilizado pelos produtores. O trabalho é feito com a cooperação de agrônomos, técnicos do IBGE, cooperativas, secretarias de Agricultura, orgãos de assistência técnica extensão rural, agentes financeiros e revendedores de insumos.

 

A Bíblia do Diabo

                   Ele é o maior manuscrito medieval do mundo, pesando mais de 74 quilos e com quase um metro de comprimento. Especialistas consideram que seria necessário o couro de pelo menos 160 animais para a confecção do livro. Este é Codex Giga, ou “Bíblia do Diabo”, cujo mistério sobre seu autor desafia historiadores e especialistas. Há quem diga que ele tenha sido escrito pelo próprio Lúcifer, encarnado em um monge. As informações são do jornal inglês Daily Mail. Acredita-se que ele tenha sido escrito no século XIII, em um mosteiro beneditino da cidade de Boêmia, atual República Checa. Atualmente encontra-se na Biblioteca Nacional da Suécia, em Estocolmo.

A Bíblia do Diabo 2

                   Analistas que estudaram o livro garantem que o mesmo foi escrito por uma só pessoa, uma vez que a letra é a mesma do começo ao fim. Além da caligrafia, a tinta – feita de insetos esmagados – também é a mesma. O fato mais impressionante é que para escrever o livro, seriam necessários cinco anos ininterruptos. Em uma reportagem do National Geographic, alguns estudiosos levantaram uma polêmica, afirmando que o autor “estaria possuído”. O Codex Giga contém cinco longos textos além da Bíblia completa. O livro começa com o Antigo Testamento, seguido de duas obras de Flávio Josefo, termina com o Novo Testamento e uma crônica da Boêmia por Cosmas de Praga.

A Bíblia do Diabo 3

                   A lenda sobre o livro conta que um monge da Idade Média teria sido condenado por desrespeitar seus votos monásticos. “Como pena alternativa” ele resolveu escrever, em apenas uma noite, um livro contendo todo o conhecimento humano. Como a noite foi passando e ele não estava conseguindo, apelou a Lúcifer para concluir a obra em troca da sua alma. O Diabo concordou e assinou o trabalho. Alguns estudiosos consideram que a lenda surgiu por um mal entendido na assinatura do livro onde se lê “Hermanus Inclusos”. Inclusus foi traduzido, sabe lá porque, para “castigo terrível”, mas o significado esta mais para recluso, o que explicaria que a obra pode ter sido elaborada por um monge solitário que escolheu se distanciar do mundo exterior e dedicar sua vida ao Codex Gigas.

Voo para Belo Horizonte

                   A Azul Linhas Aéreas Brasileiras confirmou que a partir do próximo dia 7 de Junho, a empresa passará a operar um voo direto, ligando Maceió á Belo Horizonte (MG). A nova opção é resultado de um aumento no número de clientes transportados pela Azul em Alagoas no primeiro trimestre deste ano. Foram mais de 12 mil clientes, significando um aumento de 122% em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa considerou que Maceió foi um dos destinos turísticos mais procurados do Nordeste e isso motivou a ampliação das atividades em Alagoas.

 

 

  • O Museu Palácio Floriano Peixoto participa, a partir de amanhã (18) da 13ª Semana Nacional de Museus, que se estende até o dia 24. O projeto tem como tema nesta edição “Museus para uma sociedade sustentável”.
  • Na abertura do evento, o Museu Palácio apresentará a exposição batizada de “Um minuto de silêncio para a natureza”. A mostra reúne 15 obras da artista plástica Julyane Ventura, que ficarão expostas até o dia 12 de Junho.
  • Também nesta segunda acontece uma apresentação dos músicos Fábio Xavier e Marcelo Júnior, com voz e violão, comemorando os nove anos de criação do Mupa.
  • Na quarta feira (20), a coordenadora do Cine Ambiental do Instituto do meio Ambiente (IMA), Mirela Cavalcante ministra a palestra “A sociedade sustentável”.
  • Durante toda a semana o Museu Palácio estará recebendo as visitações guiadas, com turmas de escolas públicas e privadas de Alagoas, conhecendo o acervo disponível do Museu.
  • A 13ª Semana Nacional de Museus será comemorada através de 4.570 eventos culturais em 1.378 museus e outros centros culturais de 609 municípios de todo o país.