Blog do Dresch

8 de maio de 2015

Esporte com mais autonomia

                   O debate aberto objetivando fortalecer e garantir mais autonomia ás entidades esportivas de Alagoas, é o tema do encontro que acontece hoje, no salão Aquatune do Palácio República dos Palmares. Segundo a Secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba a ideia é proporcionar aos gestores esportivos, alternativas para terem mais autonomia nas suas atividades e não dependam exclusivamente dos recursos públicos. O evento foi batizado de “Projeto Bate-Bola Contábil – Lances do mundo corporativo no país das Olimpíadas”, e é promovido pela própria Secretaria, pela Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e Controladoria Geral do Estado.

Esporte com autonomia 2

                   Ainda de acordo com Cláudia Petuba, os participantes terão orientação sobre como trabalhar e buscar financiamentos para suas federações e os vários caminhos disponíveis. Entre os palestrantes estão Sócrates Oliveira Júnior, filho do ex-jogador Sócrates, Tatiane Gomes, do Ministério do Esporte e Amaury José Resende, da Abracicon. O evento tem como público alvo federações, gestores públicos vinculados a eventos esportivos no país, empresários, diretores, dirigentes e desportistas em geral.

 

O roubo do nosso ouro

                   Uma extração ilegal de ouro e pedras preciosas dentro da reserva Yanomami, no norte de Roraima, foi desarticulada ontem pela Polícia Federal. O esquema criminoso chegava a faturar R$ 17 milhões por mês, e provocou uma forte degradação ambiental na área, e por isso a operação da PF foi batizada de “Warari Koxi” que na língua indígena significa intervenção destruidora em um meio ambiente saudável e de convivência. A operação apontou para o envolvimento de empresários, funcionários públicos, donos de garimpos, joalheiros, pilotos de aeronaves e outras pessoas responsáveis pelo garimpo e pelo uso de equipamentos e produtos de alta destruição ambiental. O garimpo foi localizado dentro da reserva indígena na região de Boqueirão e Uraricoera no extremo norte de Roraima. Segundo as investigações, eram retirados da área em torno de 160 quilos de ouro mensalmente. As movimentações atípicas dos envolvidos chegam a R$ 1 bilhão. Além do valor, os investigadores também se impressionaram com a forma como o ecossistema vinha sendo degradado pela atividade extrativista, poluindo mananciais com mercúrio e outros minerais pesados, além da destruição da flora, da fauna e da cultura Yanomami. Foram emitidos 313 mandatos de prisão, busca e apreensão em Roraima, Amazonas, Rondônia, Pará e São Paulo. Os crimes investigados são: associação criminosa, extração de recursos naturais de forma ilegal, uso indiscriminado de mercúrio, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, contrabando, lavagem de dinheiro, e operações financeiras sem autorização do Banco Central.

 

Risco de emagrecer

                   A Interpol emitiu esta semana, um alerta global sobre os riscos das pílulas de emagrecimento 2,4 dinitrofenol, ou DNP. O medicamento foi considerado “uma droga lícita e potencialmente letal”. O comunicado foi divulgado duas semanas após a morte da estudante britânica Eloíse Aimee Parry, que faleceu após ingerir oito cápsulas de DNP. A Polícia Internacional emitiu o alerta laranja, destinado a chamar a atenção da polícia, dos orgãos públicos e das organizações internacionais. A droga é comercializada pela internet como pó amarelo em forma de cápsulas e disponível também em forma de creme.

Risco de emagrecer 2

                   Além dos perigos da toxicidade da droga, os riscos são potencializados devido ás condições de fabricação. Produzida em laboratórios clandestinos, sem normas de higiene e sem o acompanhamento de especialistas, os consumidores ficam expostos ao perigo. A substância foi usada na 1ª Guerra na composição de explosivos, mas observou-se que os empregados expostos ao produto perdiam peso com facilidade. Na década de 30 a droga foi proibida pelos seus efeitos colaterais, principalmente um aumento na temperatura corporal, fazendo a pessoa “cozinhar por dentro”. Um americano faleceu com uma temperatura corpórea de 43,3 graus. Nos últimos anos várias pessoas morreram por ingerir a substância.

Atenção pela Vida

                   Uma série de atividades educativas direcionadas á redução do número de acidentes de trânsito. Este o foco principal da campanha “Maio Amarelo: Atenção pela Vida” que pelo segundo ano consecutivo acontece no quinto mês do ano, com uma série de atividades de orientação quando ás leis de trânsito, organizadas pela Diretoria de Educação no Trânsito, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Maceió (SMTT). Locais de muita movimentação de motoristas e pedestres foram escolhidos para o desenvolvimento das ações, atingindo o maior número de pessoas possível.

Atenção pela Vida 2

                   São apresentações artísticas de dança, de atividades culturais variadas, sempre com a temática da preservação da vida. Pode ser no calçadão do Comércio, panfletagem no acesso aos shoppings centers da capital, orientação nos estacionamentos dos supermercados sobre utilização das vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência física. Outra ação será desenvolvida no Campus da Ufal, sobre o uso do celular na direção e ainda blitz para pedestres sobre o seu papel no trânsito. Além disso, serão ministrados vários cursos para taxistas e para agentes da Arsal, na sede da SMTT.

 

  • Governador Renan Filho participa hoje, em Natal, do 3º Encontro dos Governadores do Nordeste, tendo como pauta assuntos de interesse dos nove estados da região.
  •  A reunião esta marcada para iniciar ás 9h, no Centro de Convenções de Natal (RN) e além dos nove governadores que confirmaram presença, também devem participar os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger.
  • Oficialmente estará em discussão o ajuste fiscal proposto pelo governo federal e a participação dos estados, a unificação da alíquota do ICMS, investimentos na Região Nordeste e ainda a situação das previdências estaduais.
  • O encontro esta marcado para ser encerrado às 17h, quando será divulgada a Carta de Natal, com os principais tópicos discutidos na oportunidade.