Roberto Baia

5 de maio de 2015

Homenagem em Caruaru

O assessor especial da Governadoria do Agreste, em Arapiraca, Josenildo de Souza, será homenageado na cidade de Caruaru, no próximo mês de junho, com a entrega da Comenda Jornalista José Carlos Florêncio.

A concessão da honraria foi aprovada por unanimidade de votos, no último dia 28 de abril, na Câmara de Vereadores de Caruaru, no Agreste pernambucano.

A indicação foi de autoria do vereador Antônio Carlos, que propôs a entrega da comenda a Josenildo de Souza.

 

Filho ilustre

A Comenda Jornalista José Carlos Florêncio é a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo do Município para filhos ilustres que são destaque em várias atividades econômicas, políticas e sociais que elevam e dignificam o nome de Caruaru.

Josenildo de Souza nasceu na cidade pernambucana, mas veio para Arapiraca ainda garoto, acompanhado do pai, Seu Zezé, e da mãe, Dona Nitinha.

 

Destaque

A família se estabeleceu no comércio de Arapiraca, ajudando o desenvolvimento e acompanhando até os dias atuais o crescimento da terra de Manoel André.

Josenildo de Souza, além de ter trabalhado com os pais no comércio, também se destacou na vida social de Arapiraca, como representante ativo de agremiações filantrópicas, clubes sociais e na vida pública como diretor do ASA, radialista e secretário municipal nas gestões da prefeita Célia Rocha e de Luciano Barbosa.

Atualmente, Josenildo de Souza tem se destacado como interlocutor e representante do governo de Alagoas na Região Agreste.

 

TJ  rejeitou

O desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas rejeitou, na manhã de hoje, durante o plantão judiciário, o Mandado de Segurança impetrado no sábado, 2, no Tribunal de Justiça de Alagoas pela ex-prefeita de Traipu, Conceição Tavares, com a finalidade de retomar o cargo por considerá-lo incabível, além de não apresentar documento essencial e obrigatório.

 

Mandato extinto

A ex-prefeita teve o seu mandato extinto pela Câmara de Vereadores por conta da vacância decorrente do abandono de cargo. De acordo com certidão emitida pela Polícia Federal, Conceição Tavares passou 17 dias nos Estados Unidos sem a devida autorização do Poder Legislativo.

 

Efeito suspensivo

No último dia 30 o desembargador Fábio José Bittencourt Araújo concedeu efeito suspensivo ao agravo de instrumento interposto pelos advogados da Câmara Municipal, Sávio Martins, Gustavo Ferreira e Fernando Falcão. Com a decisão ficou sem efeito a liminar antes concedida pelo juiz de Traipu em favor da ex-prefeita.

 

Tomou posse

Com a decisão do Tribunal de Justiça, o vice-prefeito Erasmo Dias tomou posse no cargo de prefeito de forma efetiva. No dia primeiro de maio, o prefeito nomeou o seu secretariado e tomou algumas medidas para governar o município.

 

Auditoria

Por falar em Traipu, , Erasmo Dias (PRTB), anunciou que dentro das medidas adotadas para manter a transparência da sua gestão está à realização de uma auditoria nas contas da administração municipal.

 

Abriu as portas

“Não pretendemos perseguir ninguém, mas o nosso objetivo é abrir as portas da Prefeitura para que o povo seja informado sobre a aplicação dos recursos em áreas prioritárias como saúde, educação e assistência social. Quero a participação da sociedade traipuense e das autoridades no levantamento financeiro que faremos nos cofres do município”, disse o prefeito.

 

Desvio de verba

O prefeito Erasminho, como é conhecido por seus munícipes, revelou que nos primeiros levantamentos feitos na documentação encontrada nas finanças do município foram detectados fortes indícios de contratos fraudulentos em licitações bem como pagamentos sem empenhos e sem notas fiscais, além de centenas de servidores com mais de seis meses de salários atrasados.

Outros processos

Erasminho adiantou que o resultado da auditoria será encaminhado as autoridades competentes do Estado. “É importante ressaltar que já existem vários processos contra a ex-prefeita Conceição Tavares que estão tramitando no Ministério Público Estadual há pelo menos um ano e meio”, disse o prefeito.

 

… O Projeto Mães Leitoras de Arapiraca foi agraciado com o Prêmio Nacional Boas Práticas em Bibliotecas Públicas pelo Ministério da Cultura.

 

… A escolha também passou pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas/ Sistema Nacional de Bibliotecas.

 

… O Ministério da Cultura publicou edital contemplando o município de Arapiraca e outros entes da Federação que idealizaram projetos de incentivo à leitura em bibliotecas públicas.

 

… O projeto Mães Leitoras, Costurando a Leitura para seu Filhos ficou em 18º lugar entre 52 projetos escolhidos pelo Ministério da Cultura. 

 

… Idealizado no ano de 2011, ainda durante a gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, o projeto Mães Leitoras, Costurando a Leitura para seus Filhos está recebendo novos incentivos da administração da prefeita Célia Rocha (PTB) e da secretária de Cultura, Tânia Santos, e da secretária de Educação, Gorete Queiroz.