Roberto Baia

1 de maio de 2015

Deu trabalho

Depois de enfrentar, por quase dois anos, desafios e dificuldades inerentes a sua forma de fazer política, a prefeita Célia Rocha voltou a comemorar. Dessa vez a boa nova veio pelo próprio Governo Federal, que colocou Arapiraca como a cidade que mais gera empregos no Nordeste. E mais: a capital do fumo está entre as doze primeiras empregadoras com carteira assinada do país. Um marco que a classe trabalhadora comemora com entusiasmo. Afinal, o próprio Estado de Alagoas se saiu mal, segundo dados do Ministério do Trabalho. No município liderado pela Prefeita de janeiro a março foram quase dois mil novos postos de trabalho.

 

Mais trabalho

Sem parar para descansar Célia foi a Brasília, em busca de mais recursos, investimentos e apoio para suas obras. Esteve com a bancada federal e conversou entusiasmada. A prefeita está disposta a dar, em 2015, uma guinada ascendente em sua gestão. Sobre reeleição não quer nem falar agora. Segundo ela, isso é coisa para o futuro. Agora está preocupada em mostrar aos seus eleitores que é possível vencer a crise. E acelerar a máquina!

 

Dobradinha com a capital

Enquanto Célia fazia maratona em Brasília seu vice, Yale Fernandes, alinhava- e bem- a relação com o governo do Estado. Ele esteve ao lado do governador Renan Filho e do vice, Luciano Barbosa em várias solenidades. Uma delas sobre políticas públicas para a juventude e outra para estimular a geração de emprego e renda, levando para a capital do estado o grupo de empresários que instalou o Call Center em Arapiraca. A expectativa é boa para os lados de cá com essa dobradinha alinhada entre o Palácio República dos Palmares e o Centro Administrativo Antônio Rocha.

 

 

Ministro

O ex-ministro do Trabalho, Rogério Juari, estará em Maceió no próximo dia 7, quando proferirá palestra sobre A história do Movimento Sindical A palestra do ex- ministro acontecerá no auditório do  hotel Ouro Branco,  durante a plenária da Força  Sindical, que terá também palestra do técnico  do Diese Altair Santos, sobre , Análise da Conjuntura Nacional e Esatadual.A plenárias será iniciada das 7 ás 17 horas, com pausa para o almoço ás 13 horas e em seguida acontecerá o debate e encerrament5o  do evento

 

Convocou

O presidente da Força Sindical em Alagoas, Albegmar Cassimiro, está convidando os representantes de sindicatos e colônias filiadas, para participarem do evento que tem como principal objetivo discutir as perdas dos trabalhadores durante este segundo mandato da presidente Dilma.

 

Lagoa da Canoa

Na manhã desta terça-feira (29), o prefeito de Lagoa da Canoa, Álvaro Melo (PMDB), esteve na sede da Câmara Municipal de Vereadores, onde se reuniu com agricultores do município. Na oportunidade, foi assinada a liberação de recursos destinados aos investimentos na agricultura familiar, principal fonte de renda de grande parte da população rural.

 

Recursos

Além do prefeito Álvaro Melo estiveram presentes o gerente da agência do Banco do Brasil de Lagoa da Canoa, Marcos Henrique, do escriturário Maxsandro e do secretário de Agricultura do Município,  Jorge Tomé.

Pelo Banco do Brasil foram liberados recursos na ordem de R$ 1,5 milhão, que deverão custear financiamento para 150 agricultores que cultivam fumo e mandioca, um dos carros-chefes da agricultura da região. A farinha produzida na comunidade Mata Limpa, por exemplo, é uma das melhores e mais conhecidas do Estado de Alagoas.

 

Agricultores

Na oportunidade também foram liberados recursos para 60 agricultores familiares, que agora poderão fazer a compra de bovinos. A liberação deste recurso específica foi viabilizada através do programa Agroamigo em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

 

Homem do campo

A atual gestão sempre deu prioridade à Agricultura, desenvolvendo ações e projetos que valorizam o homem do campo. O prefeito Álvaro Melo, juntamente com o secretário Jorge Tomé há algum tempo vêm intermediando a viabilização das parcerias, que agora resultaram na liberação dos recursos.

 

Liberou salários

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Economia e Finanças, liberou, na manhã de sexta-feira (dia 1º), o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de abril.

De acordo com o secretário de Finanças, Lucas Leão, o cronograma está sendo cumprido com base na determinação da prefeita Célia Rocha para pagar os salários em dia.

 

Servidores efetivos

Na sexta-feira receberam o pagamento os servidores efetivos da Secretaria de Educação, bem como os aposentados, pensionistas e servidores efetivos de outras secretarias que recebem até R$ 2 mil reais.

Lucas Leão adiantou que, no início da próxima semana será divulgado o calendário de pagamento para o restante dos servidores municipais.

 

… Foi iniciada ontem, 01, a programação do Projeto Viçosa Criativa, as atividades irão até o dia 09 e conta com palestras, cursos, Feiras de artesanato e Gastronômicas, e apresentação folclórica. O primeiro dia foi marcado pelo tradicional show de calouros, que já está em sua sexta edição e visa descobrir novos talentos na área musical.

 

… Um dos parceiros no Projeto é o Sebrae, que ofertará cursos para pequenos e médios empresários de Viçosa que trabalham com turismo. A proposta é fortalecer e estruturar a área em Viçosa, já que a Cidade tem um grande potencial turístico.

 

… Outra parceira de evento é a Cooperativa Pindorama, que irá promover curso sobre plantação de pimenta. Área de grande crescimento no Estado, e que vai fortalecer a área agrícola de Viçosa.