Roberto Baia

30 de abril de 2015

Reunião importante no TRT

Na tarde de ontem, quarta-feira, 29, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), desembargador Pedro Inácio, esteve reunido com representantes dos Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) e dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas.

Na oportunidade, os representantes sindicais, dentre eles o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Flavio Peixoto, e do Sindicato dos Gráficos, Paulo Gabriel, solicitaram ao magistrado que autorizasse a centralização, na Coordenadoria de Apoio às Execuções do TRT/AL (CAE), de cerca de 100 ações trabalhistas movidas contra a antiga Tribuna de Alagoas.

A reunião também contou a presença do juiz auxiliar das execuções, Carlos Arthur Macedo Figueiredo.

 

Foi atendido

O pedido dos profissionais foi atendido pelo desembargador Pedro Inácio. De acordo com magistrado, a medida é necessária para otimizar os procedimentos de execução, viabilizando uma pesquisa patrimonial unificada com a finalidade de conseguir créditos para a quitação de todas de todos os processos trabalhistas. Segundo o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Flávio Peixoto, são cerca de 50 ações ajuizadas por este sindicato, 25 pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas e 28 pelo Sindicato dos Empregados do Comércio do Estado.

 

Início à pesquisa

O juiz auxiliar das execuções, Carlos Arthur Macedo Figueiredo, afirmou, na ocasião, que a CAE dará início à pesquisa para identificar o valor geral de todos os processos ajuizados pelos sindicatos contra a empresa.

Também participaram da reunião os diretores do Sindjornal Valdice Gomes, Paulo Omena, Carlos Roberto e Valdi Junior, o jornalista Roberto Baía e o advogado Paulo Romero.

 

Vacina antigripal

A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza começa na segunda-feira (4) nos municípios alagoanos. Os grupos alvo – idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde e do sistema prisional, população indígena, pessoas portadores de doenças crônicas ou privadas de liberdade – têm até o dia 22 de maio para receber a vacina nas unidades de saúde da capital e interior.

 

Dia  'D' DA campanha

O dia 'D' de mobilização nacional da vacina ocorrerá no sábado, 9 de maio. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é vacinar, no mínimo, 702.289 pessoas nos 102 municípios alagoanos contra a influenza. A ação é realizada em todo o Brasil desde 1999 para prevenir a gripe e reduzir as internações. A proteção da vacina é de aproximadamente um ano.

 

Infecção viral

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Conhecida popularmente como gripe pode ser considerada uma doença de trato simples, porém, pode levar a complicações graves e até ao óbito, principalmente entre os grupos de riscos. A campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus influenza.

 

Terceirização

Enquanto sustenta, de maneira reiterada, sua posição contrária a terceirização da atividade fim, o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse nesta quarta-feira, que a presidente Dilma Rousseff precisa se posicionar sobre o projeto.

“O que se quer, neste momento, é que a presidente diga claramente o que pensa sobre a terceirização que precariza o direito do trabalhador”, disse Renan.

 

Empresários e trabalhadores

Com a chegada ao Senado do PL 4.330/2014, que regulamenta e expande a terceirização no país, o assunto entrou definitivamente na agenda do presidente da Casa, Renan Calheiros.

 Renan recebeu, ontem em audiência, representantes da indústria e dos trabalhadores para discutir o projeto. Segundo ele, tanto as centrais sindicais quanto a própria presidente da República, precisam ter claro como deve ser a regulamentação da terceirização:

“Terceirizar a atividade fim significa precarizar as relações de trabalho e deteriorar o produto nacional. Tirar completamente a nossa competitividade”, disse Renan.

 

Em Fortaleza

A assistente social Maria Betânia Rodrigues  Leite (Betinha), está participando, em Fortaleza – CE, do Encontro Nacional de Gestores da Assistência Social, representado a secretária Soraya Omena Dantas (SEMTAS). O evento teve início no dia 28 e o encerramento será no dia 30(quinta-feira).

 

 

Caravana

Segundo a diretora de Assistência Social, Betinha Leite,  uma grande caravana de municípios de Alagoas está marcando presença neste Encontro. Dentre os temas abordados estão: pacto de aprimoramento da gestão – responsabilidade dos entes federados – repasse de recursos.

 

Grande estrutura

O Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) montou uma grande estrutura informatizada, para que os municípios e gestores de todo o Brasil possam tirar suas dúvidas.

 

 … Por volta das 18 horas de terça-feira (28), a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, abriu o evento na presença de quase 3 mil pessoas, no Centro de Convenções de Fortaleza. Betinha leite retornará a Pão de Açúcar neste final de semana.

 

… Os grupos e companhias de teatro e música que atuam em Alagoas interessados em participar do projeto ‘Teatro Deodoro é o Maior Barato’ têm até esta quinta-feira (30) para se inscreverem na 16ª edição projeto, no Complexo Cultural Teatro Deodoro.

 

… O projeto tem a finalidade de estimular a formação de plateia para espetáculos, promover a democratização do palco oficial do Estado, além de valorizar a produção artístico-cultural de Alagoas.

 

… As inscrições deverão ser feitas na recepção da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal) ou na Direção Artística e Cultural do órgão, que ficam localizadas no Complexo Cultural Teatro Deodoro, das 9h às 14h.