Flávio Gomes

30 de abril de 2015

Opção equivocada

Do economista Fabio Giambiagi, em “O Globo”: “… John Kennedy disse certa vez que ‘a fórmula do sucesso não existe, mas a do fracasso é tentar agradar a todos’. Quando, na crise, Lula em 2009 abriu o saco de bondades, distribuindo gastos, isenções e benefícios a torto e direito, ele provavelmente plantou a semente do seu êxito em 2010, mas paralelamente criou as raízes para o fracasso dos anos posteriores, agravado pelas políticas adotadas nos anos seguintes. Na vida, tudo é relativo. Quem bebe uma garrafa de vinho por dia pode ser julgado como um bêbado diante de quem é abstêmio, mas será considerado sóbrio se outra pessoa tomar um pileque. O fato é que passamos a nos ver como baluartes de bom comportamento, não porque tenhamos sido muito virtuosos (não fomos) e sim porque, em 2009, nada no mundo era normal, com os EUA parecendo à beira da bancarrota e a Europa no chão. Nesse contexto, os juros internacionais desabaram, para que o mundo não vivesse um caos que fizesse a recessão dos anos 30 parecer uma simples crise conjuntural de segunda categoria… Enquanto o Brasil se vangloriava de poder supostamente dar lições aos ‘brancos de olhos azuis’, a Alemanha colhia os louros do ajustamento do seu mercado de trabalho e diversos países passavam por um ‘aperto de cintos’ que, em alguns casos, chama a atenção pela sua magnitude. Tudo isso, enquanto a China e a Ásia continuaram a exibir altas taxas de crescimento…”

Consolo

O senador Renan Calheiros baixou a bola. Resignado com a exoneração de Vinícius Lages do Turismo, está aceitando cargos menores como compensação. É o efeito da indicação de Michel Temer para a articulação política do governo e da perda de espaços para Eduardo Cunha, presidente a Câmara dos Deputados e seu “a favor contra”.

Argumento

Do senador Fernando Collor, justificando o voto favorável à mudança do indexador da dívida dos Estados: “Já havia me posicionado sobre a necessidade de mudança desse indexador. No caso de Alagoas, esse contrato consagrou o endividamento como impagável”. Alagoas paga hoje, por mês, cerca de R$ 50 milhões, só de juros.

Restrição

Quem simpatiza com o modelo bolivariano de governo que o PT busca implantar no Brasil tem agenda para hoje: a partir das 19 horas, no auditório da Ufal, será realizado um ato de solidariedade à Venezuela. Participa o chefe do consulado venezuelano no Brasil, Néstor Chirinos. Recado aos desavisados: é proibido falar em democracia.

Serviço

Hoje é o último dia para fazer a declaração do Imposto de Renda. Vale lembrar, por oportuna, a campanha idealizada pela deputada estadual Jó Pereira (DEM), para o contribuinte destinar aos fundos de apoio à criança e ao adolescente 3% do imposto devido. Contato para orientações: gabinetejopereira@yahoo.com.br / 9922.0022.

Cotado

É grande a possibilidade de o advogado Klever Loureiro Júnior concorrer à Prefeitura de Japaratinga no próximo ano. Filho do desembargador Klever Loureiro, ele tem sido incentivado a encampar uma candidatura de oposição. Bruno, um dos seus irmãos e também advogado, comandou a prefeitura do município por dois mandatos.

Agenda

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Sindicato dos Jornalistas e Braskem lançam hoje mais uma edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. A partir das 8h30m, no Hotel Jatiúca, em café da manhã com a imprensa. É mais uma iniciativa da Braskem para motivar a criatividade da imprensa alagoana.

Faz sentido

Mensagem que circula na Internet: “Estima-se que a reconstrução do Nepal vai custar 6 bilhões de dólares. Considerando que o prejuízo contábil da Petrobras chegou perto de 10 bilhões de dólares, podemos concluir que financeiramente é melhor um país ser devastado por um terremoto do que administrado pelo PT.”

 

*A Orquestra Sinfônica da Ufal realiza hoje mais um concerto pelo projeto “Quintas Sinfônicas”. Às 20 horas, no Teatro Deodoro, sob a regência do maestro Nilton Souza, a orquestra fará uma apresentação utilizando apenas instrumentos de corda.

*O projeto “Quintas no Poço” tem hoje nova apresentação, com homenagem à cantora e compositora Marisa Monte, em show da cantora alagoana Lucy Muritiba. No Sesc Poço, a partir das 19h30m, com entrada gratuita. Informações: 0800 284 2440.

*Encerra-se hoje o prazo das inscrições do II Concurso de Fotografia promovido pelo Memorial Pontes de Miranda, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região. O tema é “Maceió, 200 anos de beleza”. Informações 2121.8122 / www.trt19.jus.br.

*O período de inscrições do projeto “Teatro Deodoro é o Maior Barato” vai até 30 de abril. Interessados devem se dirigir ao Complexo Teatro Deodoro. A seleção será feita até 15 de maio. Informações: www.teatrodeodoro.al.gov.br / 3315.5665/5664.

*O Observatório de Editais da Fundação Municipal de Ação Cultural possibilita, somente até hoje, inscrições para produções em cultura popular, fotografia, artes cênicas e música. Inscrições gratuitas. Contato: observatoriodeeditaisfmac@gmail.com.

*Hoje, às 15h30m, alunos da Faculdade Pitágoras Maceió receberão atletas do Circuito Brasileiro de Vôlei para bate-papo e uma tarde de autógrafos, na sede da instituição de ensino, no Shopping Pátio. A competição, na orla de Maceió, vai até domingo.

*O Coruripe, já garantido na final do Campeonato Alagoano (o primeiro jogo será domingo, 6 horas, em Coruripe), pega hoje o Atletico Goianiense, em Goiás, no confronto de volta pela fase de classificação da Copa do Brasil. A partida começa às 20h30m.

 

“Tire o seu racismo do caminho que eu quero passar com a minha cor”

Aziz Ahmed

Colunista do jornal “O Povo”, do Rio de Janeiro, parodiando Nelson Cavaquinho