Edmilson Teixeira

30 de abril de 2015

Igaci

A partir desta quinta-feira à noite, Igaci promove Festa do Trabalhador.  A partir das 21 horas, a Praça Central  será o palco principal para grandes apresentações artístico-culturais. A atração principal será o cantor Alcymar Monteiro. Haverá, também, apresentações do cantor Giullian Monte, a banda Deixe de Brincadeira, além de atrações locais.

Igaci- sem fim!

O prefeito Oliveiro Torres diz que tudo está  sendo planejado com a finalidade de valorizar o trabalho dos servidores municipais e todos aqueles como um todo que atuam no município. Além disso, o gestor municipal ressalta o evento como valorizador e essencial para o resgate da cultura em Igaci. Contente, Oliveiro Torres avisa que a festa não terá hora acabar.  

 

Maragogi

Em Maragogi a construção de moradias  de forma irregular nas áreas onde se encontram os manguezais está com seu dia contado.  Há muito tempo que o MP/AL vem dando em cima do problema por meio de denúncias de moradores da região. Esta semana quem baixou lá foi o IMA, justamente para atender o MP/AL. A equipe fez uma apresentação sobre o agravamento do problema nos últimos anos e foi decidido que elas terão que ser demolidas. Bastante ameaçado pelo avanço desordenado das ocupações das cidades, os mangues servem como uma espécie de berçário para diversas espécies.

 

Maragogi- mapa

 Segundo o gerente de Geoprocessamento do IMA, Esdras Andrade, as imagens de satélite e o monitoramento da área mostram que, entre os anos de 2006 e 2012, houve um avanço de 0,6% das ocupações. Entretanto, entre os anos de 2012 e 2015, ainda não foi possível estabelecer o percentual de crescimento, mas é bem maior que nos anos anteriores. “O núcleo urbano está crescendo para dentro das áreas de manguezal”, disse.

 

Maragogi- determinação

 Ficou  determinado que a Prefeitura deverá notificar os proprietários e adotar as providências no sentido de demolir todas as áreas não residenciais, além de encontrar abrigo para as famílias de possíveis residências que posteriormente possam ser demolidas. A equipe do IMA sugeriu ainda que fossem colocadas placas de identificação e com sinalização de advertência. A próxima reunião, para verificar o encaminhamento das deliberações, ficou agendada para o dia 19 de maio.

 

Palmeira dos Índios

Sobre o assassinato do fazendeiro Alberto Reyneri Pimentel ocorrido no dia 16 de agosto em Palmeira dos Índios, foi que ontem os recursos dos quatro acusados de matá-lo foram negados, à unanimidade de votos, pelos desembargadores integrantes da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas. Os réus serão levados a júri popular, ainda sem data definida.  Time dos acusados: o ex-vereador Arnaldo Cavalcante Lima (“Arnaldo do Detran”), o suposto mandante; o policial militar Rogério Ferreira dos Santos (“Cabo Lelo”); Ely Oliveira de Almeida; e Paulo Roberto Xavier de Araújo (“Paulo bala”).

 

Encontro

Já começou a mobilização entre os prefeitos alagoanos, para a grande “Marcha” de Brasília que acontece entre os dias 25 e 28 de maio. Segundo a AMA, mais de 50% prefeitos em Alagoas já confirmaram presença, para essa mobilização articulada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que entra para a sua 18ª edição.

 

Encontro – estratégia

 Os gestores municipais reivindicam mudanças no pacto federativo e melhorias que cheguem até suas comunidades. Anualmente, a CNM promove o evento com o apoio das entidades municipalistas, estaduais e regionais. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e demais agentes públicos municipais, estaduais e federais devem participar do encontro. Além de parlamentares e especialistas. Para o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, o momento é extremamente importante. “Queremos mostrar para os parlamentares que o novo Pacto Federativo é importante e necessário”, afirmou.

Padeiros

Um dos segmentos mais representativos da economia local, presente em todos os municípios alagoanos e formado quase exclusivamente por micro e pequenas empresas  as padarias estão passando por um momento de reinvenção. Ontem  na Casa da Indústria, empresários da área foram apresentados a um Plano de Ação elaborado pelo Sebrae/AL, a fim de  ajudá-los a diversificar serviços e se destacar no mercado local.

Mobilização

A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza começa na segunda-feira, próxima nos municípios alagoanos. Os grupos alvo – idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses e menores de cinco de anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde e do sistema prisional, população indígena, pessoas portadores de doenças crônicas ou privadas de liberdade – têm até o dia 22 de maio para receber a vacina nas unidades de saúde da capital e interior. 

 

Saúde – treino

Durante parte do dia de ontem, o Laboratório Central de Alagoas (Lacen) promoveu um treinamento, capacitando técnicos municipais de Vigilância Ambiental para gerenciamento da água consumida pelos alagoanos. A iniciativa visa garantir a análise da água em tempo real junto ao Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). O treinamento aconteceu no auditório da Sesau. “O sistema permite a agilidade da Vigilância Ambiental para a obtenção de informações e, consequentemente, respostas rápidas que auxiliam nas tomadas de decisões”, esclareceu Sebastião Palmeira, técnico do Lacen.

  

Saúde – meta

O laboratório atua nesse gerenciamento das informações estaduais, no controle dos fluxos de envio e processamento de amostras. Maceió foi a primeira cidade de Alagoas a implantar o sistema GAL para Vigilância Ambiental, desde o dia 1º de abril. A meta é que os 102 municípios alagoanos tenham seus técnicos capacitados para que o sistema venha a possibilitar esse gerenciamento da entrada e processamento de exames de amostras de água para consumo humano e monitoramento da rede estadual de abastecimento público.