Olívia Cerqueira

28 de abril de 2015

Abertura da Caravana do Esporte e da Música reúne centenas de pessoas em União dos Palmares

A abertura oficial da Caravana do Esporte e da Música em União dos Palmares reuniu centenas de pessoas na Praça Basiliano Sarmento, centro da cidade, na noite desta segunda-feira, 27. As Caravanas são de responsabilidade do canal de esportes ESPN e da Disney em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a infância – Unicef e o Instituto Esporte e Educação.

A abertura oficial da Caravana do Esporte e da Música em União dos Palmares reuniu centenas de pessoas na Praça Basiliano Sarmento – Fotos: João Paulo Farias

O evento contou com a presença de diversas autoridades do município, professores das redes municipal e estadual de ensino, estudantes e população em geral.

A equipe da Caravana é formada por atletas e artistas conhecidos no Brasil e no mundo com destaque para a pentacampeã mundial de Futsal feminino Amanda Lyssa, a “Amandinha”; o campeão brasileiro e mundial de futevôlei, o alagoano, Hilton Mello; Adriana Cristovão, da Disney e o ator e produtor cultural Josafá Filho.

Equipe da Caravana

Hilton Mello Alagoano Campeão Mundial de Futevôlei

Josafá Filho – Ator e produtor cultural

Houve apresentações dos grupos culturais Olóómi Aaye, da comunidade quilombola Muquém, Capoeira Candeias e o Movimento Hip Hop palmarino União de MC's.

Para o prefeito Beto Baía é um orgulho receber um projeto desse porte. “Estou muito feliz em receber essa Caravana que durante essa semana produzirá arte, cultura e esporte para nossos estudantes e população”, disse. O prefeito presenteou a equipe da caravana com botons com a imagem representativa de Zumbi dos Palmares.

Prefeito Beto Baía

O projeto começou na manhã desta terça-feira, 28, no estádio de esportes Orlandão e pretende atingir até quinta-feira, 30, um público de 3.200 alunos da rede municipal e estadual de ensino. Haverá oficinas de formação para 250 professores da rede pública em arte e esporte educacionais e uma oficina de formação de Jovens Líderes em Meio Ambiente para alunos do 9° ano do fundamental e 1° ano do ensino médio.

Alexander Arena coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação ao lado do Prefeito Beto Baia

Segundo o coordenador pedagógico do Instituto Esporte e Educação, Alexander Arena “a Caravana não é só um momento passageiro, peço ao prefeito Beto Baía que dê continuidade aos projetos de arte e esporte no município”, destaca.

A população do município também pode participar do projeto, que oferecerá atendimento a saúde e palestras sobre nutrição. Além de exibição de filmes no Cine Caravana e um grande show na noite de quarta-feira, 29.

PRESENÇAS

Diversas autoridades participaram da abertura do evento: o prefeito de União dos Palmares, o médico Beto Baía, os secretários de Educação, Adelino Ângelo, Administração, Francisco Viana, Finanças, Petrúcio Wanderley, Saúde, Macário Rodrigues, Assistência Social, Rita Baía, Infraestrutura, Dânclades Uchôa e Meio Ambiente, Juliana Santos. Além da gestora da Sétima Coordenadoria de Ensino, Elisabete Melo, o vereador Lucas de Macarrão, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Diego Calixto e a articuladora municipal do Selo Unicef, Mary Moraes.