Blog do Dresch

23 de abril de 2015

Temer considera situação tranquila

                   Em visita oficial a Portugal (que se encerrou ontem) e a Espanha, o vice-presidente do Brasil, Michel Temer garantiu que “a situação no país esta muito tranquila institucionalmente” e considerou que os protestos contra o governo são fruto do “funcionamento das instituições democráticas”. Segundo Temer “a situação do Brasil é bastante tranquila. Vimos os denominados movimentos de rua como resultado do funcionamento das instituições democráticas do nosso país”, assegurou. Disse ainda que o Executivo realizou “um pequeno ajuste fiscal”, em alusão às economias públicas.

Situação esta tranquila 2

                   Durante os dois dias de visita a Portugal, o vice-presidente brasileiro (que hoje inicia uma visita a Espanha), se reuniu com autoridades lusas, entre elas o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e estabeleceu contatos com a comunidade empresarial local. Portugal pretende atrair capital brasileiro e conta com uma série de empresas públicas que estão em fase de privatização, processo que faz parte do ajuste da economia portuguesa, entre elas a companhia aérea TAP. Temer também ofereceu o Brasil como sede da Cúpula da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para 2016.

Igreja e a maioridade

                   Os Bispos brasileiros que participam da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece na cidade de Aparecida (SP) vão se posicionar a respeito de assuntos que estão em debate no país, como a redução da maioridade penal e a reforma política. A declaração com a posição da Igreja será divulgada nesta sexta feira (24) quando termina a Conferência, segundo anúncio feito por Dom Leonardo Steiner, reeleito secretário-geral da CNBB. “Nós estamos elaborando uma declaração onde vão parecer diversos elementos, não é só a questão da reforma política e a maioridade penal, mas também outras questões. O texto esta sendo trabalhado e já veio a plenário em duas ocasiões. Vamos ter uma resposta mais concreta quando lermos a declaração” disse Steiner. O presidente Dom Sergio da Rocha e seu vice Dom Murilo Sebastião Krieger também eleitos na Conferência, igualmente não adiantaram qualquer posicionamento. No entanto, explicaram como a instituição pode ajudar o Brasil no atual momento de crise: “Momentos de crise não são, necessariamente momentos negativos, são momentos de decisão. As maiores e mais importantes descobertas da Humanidade foram em momentos de crise. Momentos de crise podem ser negativos e perigosos se não houver realmente a possibilidade de dar um passo certo” disse Dom Murilo.

 

Samu e o coração

                   Um dado estatístico surpreendente divulgado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mostra o alto índice de vitimas de complicações cardíacas em Alagoas. De 2013 até Março de 2015 foram atendidas 3.583 vitimas, o que dá uma média de cinco atendimentos por dia. No ano de 2013 foram realizados 1.839 atendimentos a cardiopatas, em 2014 foram 1.321 e até Março de 2015, 423 pessoas receberam o socorro do Samu. O número mostra também a qualificação das equipes do Samu para o atendimento destas vitimas, uma vez que todos tem um treinamento extra sobre emergência cardíaca.

Samu e o coração 2

                   As doenças cardíacas são as maiores responsáveis pelo número de óbitos no Brasil e no mundo, isso graças ao estresse do dia a dia, da alimentação inadequada e do sedentarismo. Um dos principais sinais de que uma pessoa esta tendo um problema cardíaco e é necessário fazer o socorro é a falta de ar, a dor no peito, o coração acelerado e o suor farto. A dor pode irradiar para outros orgãos como mandíbula, pescoço, dorso (costas), abdômen e ombro. Neste caso o paciente deve ser sentado em local bastante arejado, mastigar três comprimidos de AAS e acionar imediatamente o Samu (192).

Futebol filantrópico

                   Cada gol marcado na Copa América, que vai acontecer no Chile de 11 de Junho e 4 de Julho, vai valer US$ 10 mil (cerca de R$ 30 mil) para instituições de caridade da América Latina apoiadas pelo Vaticano. Dirigentes da Commebol, que organiza o torneio, comunicaram a decisão ao Papa Francisco, garantindo que o projeto vai valer ainda para as próximas edições em 2019, 2023 e 2027. Na última edição da Copa América, em 2011, foram anotados 54 gols, mas a média do torneio é de 72 gols como nas  edições anteriores.

Potencial turístico

                   Alagoas é um dos destaques da World Travel Market, uma das principais feiras do segmento turístico da América Latina, aberta ontem (22) no Expo Center Norte, em São Paulo. Além de valorizar os destinos mais conhecidos do estado, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo também aposta nos novos roteiros como os Cânions do Rio São Francisco e nas cidades históricas como Penedo, Piranhas e Marechal Deodoro. A WTM atrai milhares de visitantes todos os anos, destacando empresários, agentes de turismo, hoteleiros, prestadores de serviços e o público em geral.

 

 

  • Que raios de atrativo tem os postes localizados á margens das vias e avenidas de Maceió, para servirem de mira para os veículos diariamente?
  • O pior é que a população, que nunca tem nada a ver com a imperícia, ou com a bebedeira irresponsável dos motoristas, acaba sofrendo com longuíssimas horas sem energia, muito calor e mosquitos.
  • Na Via Expressa, no final de semana, pode até apostar que um ou mais postes serão derrubados pelos “barbeiros” do volante, como ocorrido na madrugada de Domingo passado, quando um poste foi ao chão em frente á loja Blumare e outro duas horas depois próximo ao acesso ao Conjunto Zé Tenório.
  • Ontem foi a vez de mais um na Avenida Leste Oeste, próximo da Rodoviária João Paulo Segundo, que deixou o Feitosa e o Jacintinho se energia por horas.
  • No inicio da manhã outro poste veio abaixo em Jacarecica, outro bairro que sofre com frequência a falta de energia pelo mesmo motivo.
  • A Eletrobrás há algum tempo, garantiu que iria cobrar os estragos e os transtornos do motorista causador. Isso esta sendo feito? Alguém já pagou? Os processos indenizatórios foram abertos? Olha uma boa pauta aí!