Roberto Baia

23 de abril de 2015

“Quanto tanto”

A escritora alagoana Marta Eugênia de Oliveira, que lança nesta quinta-feira (23) seu primeiro livro de poemas “Quanto Tanto”, a partir das 19h30.

Além da noite de autógrafos justamente neste Dia Mundial do Livro, haverá no lançamento as performances das bandas de soul Gato Negro e de rock O Louco, com declamações nos intervalos.

 

Aberto ao público

O evento, aberto ao público, tem apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

Por sua vez, a publicação faz jus ao nome: tanto pela intensidade dos escritos – que estampam nossas janelas da alma – quanto pelo tempo que ele levou para ser “gerado”. Uma gestação desejada e influenciada pela irmã da autora.

 

Incentivou

“Minha irmã Ray, que não está mais entre nós desde o ano passado, foi uma das que mais me instigou a continuar escrevendo. E dedico este livro a nós”, conta ela, que tem seus 49 anos de poesia pura e abandonou o emprego para realizar este sonho.

 

Começou cedo

Começou aos 8 anos de idade com um contato mais estreito a tudo isso, quando uma professora sua de Língua Portuguesa fez uma atividade didática diferente usando a canção “A Banda”, de Chico Buarque. Foi naquele instante, em meados de 1970, quando estudava na Escola Estadual Aurino Maciel, em Arapiraca, que viu que poesia estava, na verdade, em todo canto.

 

Velho Chico

Começou na terça-feira (21), o mutirão de limpeza do rio São Francisco, na cidade de Pão de Açúcar. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Cícero Alves da Silva, a iniciativa da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos conta com o apoio de pescadores, “lancheiros”, donos de bares e restaurantes e de outros voluntários.

 

Objetivo da ação

Segundo Cícero Alves, a ação tem como objetivo retirar algas e materiais que estão submersos no rio, o que vem prejudicando a vida do Velho Chico e atrapalhando os banhistas. Redes e outros instrumentos serão utilizados nesta operação de limpeza das águas do antigo Opara. O mutirão não tem hora marcada para terminar.

 

 

Agressão

Nas últimas décadas é gritante a agressão contra o Velho Chico, o que tem provocado resultados catastróficos, principalmente sérios impactos ambientais e dentre esses, a aparecimento de algas verdes (vegetação) no fundo do Velho Chico, prejudicando muito a navegação e os banhistas.

 

Estados e municípios

O presidente do Senado, Renan Calheiros, voltou a defender a proposta que permitirá  estados e municípios utilizarem parte dos recursos de depósitos judiciais e administrativos.

Na avaliação de Renan, trata-se de uma “solução criativa” para melhorar a situação financeira dos estados e municípios, sem comprometer o ajuste fiscal.

 

Já tem acesso

A proposta (PLS 183/2015) é de autoria do senador José Serra (SP) e pode ser incluída na discussão da regulamentação do novo indexador da divida dos estados e municípios, que o Plenário do Senado retomou nesta quarta-feira (22).

Renan lembrou que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul já tem acesso a recursos de depósitos judiciais e administrativos:

“Precisamos espalhar isso para todos os estados do Brasil”, defendeu Renan.

 

Invasão em Arapiraca

A secretária municipal de Assistência Social, Anadja Almeida, esteve reunida com um grupo de vereadores na Câmara Municipal de Arapiraca.

A pauta do encontro foi o problema da invasão de dezenas de famílias em moradias do Conjunto Residencial Arapiraca, que possui 999 casas e está localizado na comunidade de Sementeira, nas imediações do Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

… Participaram da reunião, os vereadores Moisés Machado (PSD), Josias Albuquerque (PSD), Graça Lisboa (PSD), Adalberto Saturnino (PMDB), Gilvânia Barros (PMDB), Fabiano Leão (PROS), Edvânio do Zé Baixinho (PROS), Sérgio do Sindicato (PPS), Fábio Rogério (PR) e Ronald Rios, o Roninho (PROS).

 

… No início deste mês, 145 famílias invadiram casas que estavam desocupadas, mas que tinham beneficiários já selecionados pela Caixa Econômica Federal.

 

… Durante o encontro com o grupo de vereadores, a secretária de Assistência Social, Anadja Almeida, revelou que a prefeitura está acompanhado de perto toda a situação dos moradores do conjunto residencial.