Edmilson Teixeira

14 de abril de 2015

Traipu, “eita” novelinha!

A ambição pelo poder em Traipu virou um problema crônico nesses últimos dez anos. Ao longo desse período, cenas e mais cenas têm se repetido de forma espetacular, inclusive com alguns casos de cadeia. Ontem por exemplo, o  juiz  da Comarca local, Alberto de Almeida, anulou a posse do vice-prefeito Erasmo Araújo Dias no cargo de prefeito. O magistrado considerou que o ato da Mesa Diretora da Câmara Municipal que cassou o mandato da prefeita Conceição Tavares na sexta-feira, não respeitou o devido processo legal e é nulo. Por enquanto Conceição Tavares continua prefeita  até o fim do mandato. Toda bronca é porque a prefeita passou cerca de 20 dias nos EUA sem repassar o cargo para seu vice, o Erasmo; justamente esse que quer tirar proveito da situação para cassá-la, alegando que o período de sua viagem extrapolou o limite determinado por Lei. Na foto, aparece a prefeita  Conceição rindo ontem, abrindo a porta da Prefeitura , depois que seu adversário teria sido barrado pela polícia, por ondem judicial para não ocupar o trono.       

Paripueira; as cortinas se abrem!

Ao que parece, foi no último sábado que  Paripueira/AL  abriu suas cortinas, a fim de apresentar seu bloco oposicionista que vai cair unido em campo nas eleições do ano que vem. O evento foi liderado pelo prefeito de Barra de Santo Antônio, Rogério Farias, que planeja acionar sua filha Simony na disputa pela Prefeitura. No encontro, simplesmente  estavam: o ex-prefeito Carlinhos da Três Irmãos e seu filho, Nelsinho atualmente vereador local; o ex-prefeito de São Luís, Cícero Cavalcante, o vereador por Maceió, Dr. Ronaldo Luz  e seu filho Ronaldinho, além de Gerson Moura, Zé Filho, Heth César e Dr. Fleury; todos veranistas da cidade, mas detentores de  ampla influência política na região.    

Paripueira –

O alvo desse projeto é derrotar o grupo do prefeito Abrahão Moura, tido como o homem de maior influência política junto ao prefeito de Maceió, Rui Palmeira; tanto que segundo seus amigos, ele na qualidade de assessor do Rui, tem se dedicado mais na administração pública da capital, do que propriamente Paripueira. Porém, como não pode concorrer uma terceira eleição consecutiva, Abrahão Moura está articulando conduzir sua esposa, a galega  Emanuela para fixar moradia na Barra de Santo Antônio. Motivo: lançá-la para disputar aquela Prefeitura no ano que vem, provavelmente contra Rogério Farias, que tem dito que não quer saber mais de reeleição. É só ver para acreditar!  

Paripueira- planos

Quanto a  disputa por  Paripueira, a alternativa de Abrahão Moura  é apoiar  seu  vice, Haroldo Nascimento. Por sinal os dois se dão muito bem;  tanto que o acordo, conforme revelou uma  fonte, é para que na outra eleição, o  Abrahão volte a encabeçar a chapa, e Haroldo volte a compor a dobradinha como vice mais uma vez.      

    

Olho d’Água das Flores

O teatrólogo e escritor Sinésio Santos recebeu na sexta-feira, amigos e convidados especiais no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Olho d´Água das Flores para a solenidade de apresentação do seu mais novo trabalho literário.
Trata-se do lançamento  de seu  livro “Cafundó do Juda”.

Olho d’Água das Flores- venda

A obra “Cafundó do Juda” começou ontem a ser  comercializada. O professor, historiador e membro da Academia Arapiraquense de Letras, Antônio Machado abriu os pronunciamentos agradecendo a todos pela presença e parabenizou no final o escritor Sinésio Santos pelo seu grande trabalho em prol da cultura olhodaguense.

São Miguel dos Campos

 

Foi inaugurado ontem, o prédio onde já está funcionando o setor administrativo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Câmpus São Miguel dos Campos, em parceria com a Prefeitura. Entre as autoridades presentes, estava o deputado federal Paulão.


Barra de São Miguel

Segundo o prefeito Zezeco, a cidade acabou de receber uma carreta de cerâmica para começar a colocar os pisos das 350 casas que estão sendo construídas,  e que irão mudar a vida de 350 famílias que vivem isoladas em sítios, em barracos de lona e madeira ou moram de aluguel. “O novo bairro está ficando lindo, e será dotado de escola, posto de saúde, creche e quadra de esporte e terá todas as ruas asfaltadas e 100% saneadas. É a Barra que muitos não conhecem, mas que eu faço questão de cuidar” comentou.

Penedo

Provavelmente Alagoas  ganhará mais três Unidades de Conservação (UCs) para proteção de sua biodiversidade. Das áreas previstas para a definição das UCs, duas estão localizadas na região do semiárido, o que seria de grande importância para a proteção da Caatinga, e a outra estaria na região conhecida como pantanal alagoano, próximo à Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba, em Penedo.

 

Penedo – parceria

 

As áreas em estudo são propostas articuladas em parceria pela Codevasf  e o  IMA. Durante reunião na última semana, os representantes dos dois órgãos se comprometeram em dar agilidade ao processo. Os encaminhamentos serão garantidos por um acordo de compromisso que deverá sem assinado em um prazo máximo de 20 dias.

 

Velho Chico  

]A situação encontrada nas águas do Rio São Francisco, na região do município de Delmiro Gouveia, é bastante crítica. Tanto que a Diretoria de Monitoramento e Fiscalização do IMA  está se mobilizando para intimar  esta semana, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Vai exigir para que o órgão  apresente um  relatório do procedimento de abertura de comportas, realizado no final de fevereiro. A constatação da gravidade foi feita durante vistoria realizada no último fim de semana, cuja  mancha já atingiu mais de 20 km de extensão.