Tecnologia

6 de junho de 2018 14:31

Mensagem falsa via e-mail tenta roubar dados dos usuários do Instagram

Mensagem fala de um chamado de abuso e possível bloqueio da conta

↑ (Foto: Reprodução / Defesa Digital)

Os usuários do Instagram que receberem uma mensagem de segurança da plataforma, devem ficar atentos. Segundo a página de cibersegurança Defesa Digital, os usuários estão recebendo uma mensagem falsa, via e-mail, sobre um chamado de abuso e possível bloqueio da conta.

“Oi, temos um chamado aberto para sua conta sobre abuso, nos termos de política e privacidade em nossa comunidade, contudo sua conta pode ser suspensa. Você tem até 72 horas para responder aos atos que foi citado. Se você ignorar essa mensagem, você poderá ter sua conta cancelada”, diz o texto que contém erros gramaticais.

A mensagem leva o usuário a clicar em um link malicioso que baixa um malware. Com o vírus instalado, os cibercriminosos são capazes de roubar informações pessoais, dados bancários e até controlar o computador do usuário.

A recomendação é de que os internautas não cliquem ou baixem arquivos suspeitos ou que tenham sido enviados por desconhecidos. Além disso, é importante estar atento a erros gramaticais ou de ortografia. Já no caso de promoções e avisos relacionados a uma empresa, o ideal é entrar nos canais oficiais da companhia para confirmar a informação.

Fonte: Olhar Digital / Texto: Juliana Américo

Comentários

MAIS NO TH