Saúde

8 de junho de 2018 16:32

Secretaria de Saúde mantém postos e leva vacinação a áreas de difícil acesso

Iniciativa tem como objetivo localizar e imunizar não vacinados, dentro do público-alvo da campanha

↑ (Foto: Assessoria)

Para ampliar o acesso à vacinação contra a gripe, a Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar, neste sábado (09), uma busca ativa. A iniciativa tem como objetivo localizar e imunizar não vacinados, dentro do público-alvo da campanha, nas áreas de difícil acesso da capital.

Durante todo o final de semana, também será mantida a vacinação nos postos fixos do Maceió Shopping (Mangabeiras), Parque Shopping (Cruz das Almas), Shopping Pátio (Benedito Bentes), Loja Carajás Home Center (Tabuleiro) e Walmart (Gruta). Nos shoppings, o serviço será disponibilizado no sábado das 10h às 21h, e no domingo, das 14h às 20h. Na Loja Carajás e no Walmart, a vacinação ocorrerá no sábado e domingo, das 10h às 16h.

“Temos trabalhado no sentido de assegurar todas as possibilidades para que os grupos prioritários da campanha possam garantir sua imunização contra o vírus da gripe. É preciso, no entanto, que a população faça sua parte e atenda ao chamamento da campanha ainda nessa reta final”, frisa a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim.

Através da vacinação nas unidades de saúde, postos fixos, escolas, instituições de saúde, associações, domicílio de idosos acamados e instituições de longa permanência, Maceió atingiu, até o momento, 82,30% da população alvo.

A capital alagoana já ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que é de vacinar o mínimo de 90% preconizada na cobertura vacinal (CV) de dois grupos prioritários: idosos (CV = 97,52%) e trabalhadores de saúde (CV = 97,69%). Por outro lado, o grupo que permanece com a menor cobertura vacinal são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (CV = 57,93%).

A Gerência de Imunização lembra que a campanha de vacinação foi prorrogada até o dia 15 de junho e as pessoas, que se enquadram no público e ainda não foram vacinadas, devem comparecer a um posto de vacinação.

Grupo prioritário

Têm direito à vacinação crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, pessoas acima de 60 anos, puérperas até 45 dias (apresentando certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade, além de funcionários do sistema prisional.

Também devem ser vacinados profissionais de saúde ativos, professores ativos em sala de aula de escolas públicas e privadas e doentes crônicos, mas todos precisam apresentar documentação que comprove o exercício profissional. As únicas contraindicações são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram uma reação severa (anafilática) a uma dose anterior da vacina.

Confira abaixo as áreas de difícil acesso que terão vacinação casa a casa neste sábado (09):

– Favela Sururu de Capote – Muvuca – Conjunto dos Pescadores – Avenida Senador Rui Palmeira – Trapiche da Barra – II Distrito Sanitário (DS)

– Vila Aratú – Imediações da Praça Padre Cícero e Avenida Senador Rui Palmeira – Vergel do Lago – II Distrito Sanitário (DS)

– Poço Azul – Grota Roberto Acioli (Santo Amaro) – Grota da Cycosa (Canaã) – Grota do Grutão (Por trás do Walmart) – III Distrito Sanitário (DS)

– Vila Saem – Farol – Pinheiro – III Distrito Sanitário (DS)

– Conjunto Claudionor Sampaio – Aldeia do Índio – V Distrito Sanitário (DS)

– Grota do Cigano – Jacintinho – V Distrito Sanitário (DS)

– Conjunto Aprígio Vilela – Benedito Bentes II – VI Distrito Sanitário (DS)

– Conjunto Planalto – Benedito Bentes II – VI Distrito Sanitário (DS)

– Favela do Forró do Louro e Favela da Federal – Tabuleiro – VII Distrito Sanitário (DS)

– Village II – VII Distrito Sanitário (DS)

– Conjunto Santa Maria e Favela da Portelinha – Cidade Universitária – VII Distrito Sanitário (DS)

– Grota do Arroz e São José (Cruz das Almas) – VIII Distrito Sanitário (DS)

– Vila Emater I – VIII Distrito Sanitário (DS).

Fonte: Assessoria da Secretaria Municipal de Saúde

Comentários

MAIS NO TH