Saúde

AL pode ter a 1ª especialização em Doenças Raras do Brasil

Pós-graduação é construída através de convênio de cooperação técnica entre as entidades

Por Assessoria 16/05/2018 09h09
AL pode ter a 1ª especialização em Doenças Raras do Brasil
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente da Associação Dr. Hemerson Casado, Hemerson Casado, e o vice-reitor do Cesmac, Douglas Apratto, se reuniram segunda-feira (14/05) para tratar sobre assuntos das áreas de Educação, Saúde e Pesquisa Científica. Alagoas deve ter, em breve, a primeira pós-graduação em Doenças Raras do Brasil, construída através de convênio de cooperação técnica entre as entidades.

Além disso, a parceria vai render a composição de uma disciplina sobre Doenças Raras a ser ofertada de forma optativa para as graduações em Saúde. “Boa parte desses projetos já foram desenvolvidos por Fernando Gameleira, que é vice-presidente da Associação e neurologista”, explicou Hemerson Casado.

Douglas Apratto destacou o ineditismo da proposta e o interesse da instituição de ensino em auxiliar a transformação das ideias da Associação em realidade. “Esses assuntos são interessantes e nos agradam. Nosso próximo passo é dialogar internamente com diretoria e assembleia para darmos sequência aos trabalhos”, pontuou.

É possível que a pós-graduação e a disciplina sejam ofertadas a partir de 2019. No mundo, cerca de 400 milhões de pessoas possuem algum tipo de patologia classificada como “rara”.

Já no aspecto científico, Hemerson Casado propôs um convênio entre as instituições e o Instituto Weizmann, de Israel, uma Universidade de Pesquisa que só trabalha com mestrado e doutorado. E um evento anual sobre Doenças Raras.

SEMINÁRIOS

O próximo seminário “A ELA como ela é” – organizado periodicamente pela Associação Dr. Hemerson Casado para informar e formar famílias de pacientes de Esclerose Lateral Amiotrófica e profissionais de diversas áreas - deve acontecer no auditório do Cesmac, com palestras multidisciplinares, em data a ser definida.

POLO DE BIOTECNOLOGIA

O vice-reitor do Cesmac conheceu o projeto – que engloba prédios com Hospital para pacientes de Doenças Raras, Clínica de Reabilitação, Centro de Pesquisa e Centro de Desenvolvimento de Fármacos - e deve conversar com a direção da instituição sobre cessão de terreno e apoio ao Polo de Biotecnologia. Douglas Apratto citou, inclusive, que existe um projeto para construção de Polo de Tecnologia e que as ideias podem até se fundir.

Também participaram da reunião Claudia Medeiros, pró-reitora acadêmica adjunta, André Costa, coordenador do curso de Medicina, Adriana Ferreira, assessora de comunicação do Cesmac, Arly Almeida, superintendente executiva da Associação, Wellida Virgínia, superintendente administrativa da Associação e Patrícia Pacífico, assessora de comunicação da Associação.