Saúde

30 de Abril de 2018 16:40

Prefeitura abre licitação para construção da UPA do Jacintinho

Publicação foi feita na edição do Diário Oficial do Município desta segunda-feira (30)

↑ Ilustração de como deve ficar a UPA do Jacintinho (Imagem: Olival Santos / Ilustração)

De acordo com publicação na edição do Diário Oficial do Município desta segunda-feira (30), a Prefeitura de Maceió abre licitação para contratação de empresa no ramo da construção civil para execução de serviços de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho.

O equipamento a ser construído na Travessa Santo Antônio ampliará o atendimento emergencial no bairro e em suas adjacências, bem como, reforçará a rede de unidades municipais de saúde na capital.

Com processo proveniente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e, por se tratar de obra estruturante, o certame será presidido pela Comissão Permanente de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia (CPLOSE). A comissão é vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e atualmente opera nas instalações da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser).

A licitação ocorrerá na modalidade “concorrência”, do tipo “menor preço”. A Sessão Pública para abertura dos envelopes está agendada para o próximo dia 04 de junho, às 10h, no auditório da Arser, situada na Rua Engenheiro Roberto Gonçalves Menezes (antiga Rua da Praia), nº. 71, no Centro.

As empresas interessadas em adquirir o Edital e seus Anexos deverão acessar o endereço eletrônico da Prefeitura de Maceió: www.maceio.al.gov.br no link “Editais e Licitações”.

Após a conclusão da licitação, o município promoverá a abertura de licitação para aquisição de mobiliário e contratação de empresa do tipo Organização Social (OS) para gestão da unidade de saúde.

Atendimento

No dia 29 de dezembro de 2017, o Ministério da Saúde deu um parecer favorável para a construção da Unidade de Pronto Atendimento do Jacintinho, que será construída nas imediações do Mirante do Jacintinho. O Ministério da Saúde já sinalizou a aprovação do recurso na ordem de R$ 4 milhões, que será liberado para o município de Maceió assim que for dada a ordem de serviço.

Assim como as UPAs do Trapiche e do Benedito Bentes, a nova unidade vai funcionar 24 horas com capacidade para atender 300 pessoas por dia. A gestão das UPAs é feita pelo Município de Maceió em parceria do Governo do Estado e Governo Federal. Elas fazem parte do componente pré-hospitalar fixo da rede de atenção às urgências e emergências e são equipadas com equipamentos novos e modernos.

As UPAs também possuem uma equipe adequada ao Tipo 3, com seis médicos compondo o quadro diurno e outros três no noturno.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Edvaldo Neiva, a UPA do Jacintinho é uma conquista de Maceió e vai melhorar ainda mais o atendimento à população, que vai contar com serviços de urgência mais perto e com qualidade. “A Saúde de Maceió traz nessa gestão grandes avanços como a construção e reforma de cerca de 40 unidades básicas, entre elas o PAM Salgadinho que conta com uma nova estrutura, novos equipamentos, serviços como raio x, mamografias, e o Laclin totalmente novo e equipado. O Jacintinho precisa de uma atenção especial, é um pleito da população e com muito trabalho conseguimos a aprovação do Ministério da Saúde”, disse.

Fonte: Assessorias da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados e Secretaria Municipal de Saúde / Texto: Fernando Coelho

Comentários

MAIS NO TH