Saúde

16 de Abril de 2018 17:02

Sesau leva serviços de saúde para o Jacintinho nesta terça-feira (17)

Ação irá ocorrer a partir das 8h30, na Ladeira do Óleo, em frente à Lux Outmídia

↑ População terá a oportunidade de medir o perímetro abdominal (Foto: Carla Cleto / Assessoria da Secretaria de Estado da Saúde)

A população que for prestigiar a assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, nesta terça-feira (17), terá acesso a uma série de serviços de saúde. A ação, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), irá ocorrer a partir das 8h30, na Ladeira do Óleo, em frente à Lux Outmídia, localizada na Avenida Juca Sampaio.

Durante a ação será disponibilizada uma série de exames, no sentido de detectar propensão para doenças, como a hipertensão arterial e obesidade. Para isso, técnicos da Sesau estarão realizando a medição de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, perímetro abdominal e índice de massa corporal (IMC).

Na ocasião, a população poderá realizar testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite B e C. Uma das metas, segundo a coordenadora da ação, Alessandra Viana, é alcançar a comunidade sexualmente ativa, que nunca se submeteu a este tipo de teste. É um exame simples, visto que a coleta do sangue é feita por uma punção digital e o resultado fica pronto em 30 minutos.

Alessandra Viana ressalta que o objetivo principal é a sensibilização da comunidade para adoção de estilos de vida saudáveis, desde a prática de exercícios físicos a alimentação equilibrada e regrada. Com isso, a Sesau pretende estimular o diagnóstico precoce, uma vez que, quanto mais cedo detectada a infecção pelo HIV, e iniciado o acompanhamento médico, melhor a qualidade de vida do paciente.

“Fazer o teste e saber o resultado é um passo decisivo para a saúde. Quando a pessoa tem o vírus e não sabe, além de não estar recebendo o tratamento, pode transmitir o vírus. Por isso, a importância das pessoas terem acesso ao teste e conhecerem seu status sorológico”, afirma Alessandra Viana, ao acrescentar que, ainda durante a ação, “a população será mobilizada para realizar o cadastro de doadores voluntários de medula óssea”.

Barriga de Gesso

As mães de primeira viagem e até mesmo as mais experientes que quiserem eternizar o momento da gestação de uma maneira diferente e criativa, poderão fazer a “barriga de gesso”. O resultado será um molde exato do ventre da gestante. “A intenção é guardar a barriga de gesso no quarto do bebê, como uma recordação”, disse a coordenadora da ação.

A comunidade do Jacintinho ainda receberá noções de primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante a ação, será mostrado como realizar exercícios de reanimação cardiorrespiratória, através de uso de bonecos especiais para simulação de emergências.

Comentários