Saúde

19 de Janeiro de 2018 17:27

Secretaria de Saúde de Maceió orienta sobre a vacina da febre amarela

Vacina é indicada somente para pessoas que residam em Áreas Com Recomendação para a Vacina

↑ Procura pela vacina contra a febre amarela no II Centro de Saúde, no bairro do Poço, é considerada grande (Foto: Sandro Lima)

Devido à grande procura pela vacina contra a febre amarela nas unidades de saúde do município, a Gerência de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça as principais orientações para quem precisa tomar a vacina. As recomendações são repassadas pelo Ministério da Saúde para administração das doses disponibilizadas para os estados e municípios que não estão inseridos nas áreas com recomendação para a vacina, nem de forma integral nem parcial, como é o caso de todas as cidades de Alagoas.

Confira abaixo as principais recomendações sobre a vacina:

Quem deve tomar a vacina?

A vacina é indicada somente para pessoas que residam em Áreas Com Recomendação para a Vacina (ACRV) contra febre amarela e pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas. A recomendação também é indicada para as pessoas que vão se deslocar para países com risco para a doença.

Onde encontrar a vacina?

A vacina contra a febre amarela é disponibilizada em três locais de referência:

II Centro de Saúde (Praça da Maravilha) – terças e quintas;

US IB Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins) – segundas e quartas;

US Pitanguinha – segundas, quartas e sextas.

Quais as contraindicações?

A vacina é indicada a todas as pessoas que irão viajar para áreas endêmicas, com exceção de alguns grupos, como aquelas pessoas que estão com o sistema imunológico debilitado, que tem alergia a ovo, gestantes, lactantes (que caso tenham recebido a vacina, deve suspender o aleitamento materno por 28 dias), pessoas com mais de 60 anos, bebês com menos de 9 meses e pessoas com doenças autoimunes.

É importante lembrar que se idosos e gestantes que irão viajar para áreas de risco e que precisarem se vacinar devem apresentar uma declaração médica avaliando o benefício/risco da vacinação e atestando a necessidade da imunização.

 O que é preciso para se vacinar?

A única exigência é que o viajante leve o comprovante de viagem para o local de vacinação (passagem aérea ou de ônibus, comprovante de hospedagem) e documento de identificação.

Comentários

MAIS NO TH