Saúde

Programa Nascer Bem do Hapvida registra aumento de 20% em partos normais 

Belém é a primeira cidade da região Norte do país a receber o programa, que já atende em outras três capitais do Brasil

Por Assessoria 30/11/2017 08h37
Programa Nascer Bem do Hapvida registra aumento de 20% em partos normais 
Reprodução - Foto: Assessoria

As relações afetivas construídas na maternidade iniciam muito antes do nascimento do bebê. No período gestacional, todos os cuidados com a saúde da mãe refletem no bem-estar do filho, que se prepara para nascer da forma mais natural possível. De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), o tipo de parto é significativo nesse processo. A agência reguladora atua há mais de uma década na promoção do parto normal e para a redução do índice de cesarianas desnecessárias, que atinge 84,6% dos partos na saúde suplementar. Ao seguir a orientação da ANS e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Hapvida lançou, em Belém, o programa Nascer Bem.

Atualmente, o programa já está presente em três capitais estaduais: Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA). O objetivo é acolher a gestante com maior qualidade e segurança durante toda a gestação e pós-parto, assegurando um nascimento seguro e saudável. Desenvolvido pelo Hapvida Saúde, para o acompanhamento da gestação de suas beneficiárias, o Programa Nascer Bem registrou excelentes índices após sua implementação ao longo do primeiro semestre de 2017. Foi registrado um aumento de 20% nos partos normais entre os meses de janeiro e junho deste ano.

O Hapvida acredita que um dos passos mais importantes para conseguir ter um parto normal sem problemas é fazer todas as consultas de pré-natal, pois, dessa forma, os médicos podem identificar e tratar algum fator que impeça o parto normal, como uma infecção ou alteração no desenvolvimento do bebê. “O Hapvida tem prioridade a saúde preventiva dos seus beneficiários. O Programa Nascer Bem é uma solução diferenciada e moderna em gerenciamento de saúde. É de conhecimento de todos que o parto normal traz menos riscos de infecção, favorece a produção do aleitamento materno, faz o útero voltar ao tamanho normal mais rapidamente. Por isso, queremos, cada vez mais, disseminar esses benefícios”, reforça Francisco Renée Campos de Araújo, diretor médico do Hospital RioMar.

Acolhimento

Entre os diferenciais do projeto está a descentralização do atendimento por meio dos núcleos do Nascer Bem, com agendamentos de acordo com o endereço das beneficiárias grávidas, ofertando serviços de acolhimento coletivo, pré-natal de risco habitual, alto risco e curso para gestantes. Além disso, o Hapvida disponibiliza uma central de atendimento telefônico com operadores e enfermeiros treinados para cadastro e agendamento de consultas, gerenciamento de saúde e controle de adesão ao pré-natal e para responder os questionamentos das gestantes.

Além do atendimento especializado, a operadora conta com equipamentos diferenciados para que os bebês nasçam de forma segura. A bola suíça, por exemplo, ajuda a diminuir a dor lombar da gestante e com exercícios de rotação, ajuda a aumentar a dilatação durante o trabalho de parto. O banho morno contribui para o relaxamento da musculatura do abdômen e da lombar, permitindo uma redução das dores.

Atenção 

Após o parto, o acompanhamento continua mediante o Programa de Atenção ao Recém-Nascido, com a equipe de puericultura. O objetivo é avaliar todos os bebês para identificar fatores de risco que comprometam o crescimento e desenvolvimento. Se algum fator que possa prejudicar a qualidade de vida do recém-nascido for identificado, ele passa a ser acompanhado pelo pediatra do programa até que o quadro seja estabilizado.

O Hapvida é engajado na melhoria de qualidade de vida de seus beneficiários e sempre atento a melhorar os índices de partos normais em todo o Brasil. A operadora de saúde também participa do Programa Parto Adequado, uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), com apoio do Ministério da Saúde, que tem o objetivo de promover o parto normal e orientar as gestantes para o parto adequado, reduzindo os riscos desnecessários para bebês e mães.

Sobre o Hapvida – Com 3,8 milhões de beneficiários, o Hapvida hoje se posiciona como a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente, com mais de 17 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 24 hospitais, 73 clínicas médicas, 18 unidades de prontos atendimentos, 71 unidades de diagnóstico por imagem e 66 postos de coleta laboratorial distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria.