Saúde

HE do Agreste oferece a servidores curso de gestão em saúde

Aula inaugural ocorreu no auditório da Escola Estadual Isaura Lisboa (Epial), no bairro Baixão, em Arapiraca

Por Davi Salsa com assessoria 23/11/2017 08h44
HE do Agreste oferece a servidores curso de gestão em saúde
Reprodução - Foto: Assessoria

Liderança, gestão e interprofissionalismo. Com essa tríade, coordenadores setoriais e servidores do quadro administrativo do Hospital de Emergência Daniel Houly iniciaram, na noite desta quarta-feira (22), um curso de qualificação e gestão em saúde.

A aula inaugural ocorreu no auditório da Escola Estadual Isaura Lisboa (Epial), no bairro Baixão, em Arapiraca.

A diretora-geral do hospital, médica Regiluce Santos, também participa das aulas, que estão a cargo do médico e docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Jean Rafael Santos Rodrigues.

O curso é uma iniciativa do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e terá quatro módulos, divididos em aulas presenciais e atividades EAD.

A capacitação terá  foco nas características do líder, gestão do tempo no trabalho, administração centrada no paciente, desenvolvimento de habilidades, autoconhecimento, comunicação interpessoal e interprofissional para melhoria do trabalho em equipe.

Competências

De acordo com o facilitador da capacitação, médico Jean Rafael, o primeiro módulo trata da liderança e das características de um líder.

Já o segundo módulo vai abordar a gestão do tempo como meio de qualificar os processos de trabalho e uma administração centrada no paciente do hospital.

Jean Rafael adiantou que o terceiro módulo do curso terá como enfoque principal o desenvolvimento das habilidades de comunicação interpessoal e interprofissional para a melhoria do trabalho em equipe.

O último módulo abordará questões voltadas para o autoconhecimento e o “cuidar de si para cuidar dos outros” como uma forma de qualidade de vida no trabalho em saúde.

A diretora-geral do Hospital de Emergência Daniel Houly, médica Regiluce Santos, também participa do curso e destaca a educação continuada dos servidores para um trabalho socializado e com maior eficiência.

“O espírito de liderança, a organização e o autoconhecimento são fundamentais nas relações cotidianas na gestão de pessoas para um trabalho cada vez mais humanizado no hospital”, acrescentou a diretora.

O curso tem carga de 40 horas, e as aulas seguem até fevereiro de 2018. Os certificados da capacitação serão entregues pela Secretaria de Estado da Saúde  (Sesau).