Saúde

4 de setembro de 2017 16:59

Secretaria realiza mais de 13 mil ações de saúde durante o Governo Presente

Edição ocorreu no Vale do Paraíba e assegurou mais de 500 consultas especializadas

Durante os três dias da 7ª edição do Governo Presente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou 13.081 ações de saúde nos municípios que integram o Vale do Paraíba. A ação, que ocorreu da quinta (31) ao sábado (2), assegurou mais de 500 consultas especializadas nas especialidades de ortopedia, endocrinologia, vascular e atendimento cardiológico em crianças de 2 a 6 anos.

Além das consultas especializadas, a população teve acesso a ações de orientação sobre a prevenção da obesidade, doenças bucais e controle da hipertensão. Também foram ofertados, nas Arenas da Saúde, testes de glicemia, HIV e sífilis, além de serem disponibilizadas vacinas para atualização do calendário vacinal.

“Foram 552 consultas especializadas disponibilizadas para a população do Vale do Paraíba. Com isso, asseguramos que centenas de alagoanos tivessem acesso a serviços importantes sem precisar se deslocar para centros de referência”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira.

Do total de atendimentos, 10.734 ações levaram conhecimento e asseguraram exames para a população. “O conhecimento é essencial para a prevenção de problemas de saúde e cada participante atua como multiplicador das informações recebidas”, explicou a assessora técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alessandra Viana.

Primeira Infância

Também durante o Governo Presente do Vale do Paraíba, a Sesau promoveu ações de promoção ao aleitamento materno, com foco nos recém-nascidos. Para isso, foram realizadas diversas atividades lúdicas e sorteados enxovais para as futuras mamães, além de serem distribuídos kits de higienização do coto umbilical, escovas de dente, repelentes contra o mosquito Aedes aegypti e protetores solar.

Entre os beneficiados, a dona de casa Maria Quitéria Balbino, de 54 anos, esteve na Arena da Saúde de Capela, onde aproveitou a oportunidade para fazer alongamentos e massagens, pois estava sentindo fortes dores na lombar, o que estava lhe causando muito incômodo. “Aqui eu pude melhorar o estresse e a ansiedade, em poucos minutos. É importante ações como essa do Governo Presente, porque a gente cuida melhor da nossa saúde e se sente valorizado”, disse ela no primeiro dia do Governo Presente.

Fonte: Fonte: Agência Alagoas

Comentários

MAIS NO TH