Saúde

Central de Transplantes vai promover testes rápidos de hepatite em Maceió

Ações serão realizadas nesta sexta-feira, no Hospital Universitário, Hélvio Auto e Maceió Shopping

27/07/2017 17h59
Central de Transplantes vai promover testes rápidos de hepatite em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, que acontece nesta sexta-feira (28), a Central de Transplantes de Alagoas vai realizar testes rápidos para identificação de casos de Hepatite B e C, além de orientações sobre as doenças. As ações irão ocorrer no Hospital Universitário das 8h às 12h, no Hélvio Auto das 8h às 17h e no Maceió Shopping de 13h às 19h.

Segundo a enfermeira da Central de Transplantes e responsável pela organização da ação, Claudete Balzan, a detecção precoce da doença assegura que os portadores do vírus não desenvolvam complicações. “A hepatite é uma doença silenciosa, cujos sintomas só aparecem em casos avançados. Por isso é importante o diagnóstico precoce para que o paciente realize o tratamento e evite complicações”, explicou.

Claudete Balzan informou que o resultado do teste é disponibilizado em cerca de dez minutos. “O diagnóstico é entregue de forma anônima e o paciente pode ser orientado sobre o tratamento por técnicos capacitados”, salientou.

A enfermeira da Central de Transplantes ressaltou que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacina contra hepatite B, que deve ser tomada em três doses, em qualquer posto de saúde. “Não existe vacina contra o tipo C da hepatite, mas o tratamento é disponibilizado na rede pública e possui um alto índice de resolutividade”, destacou.