Política

Senador promete viabilizar recursos para torre do Marco Referencial

Considerada uma das obras mais bonitas do Estado, espaço vai disseminar cultura, história e gastronomia

Por Tribuna Hoje 01/02/2018 10h00
Senador promete viabilizar recursos para torre do Marco Referencial
Reprodução - Foto: Assessoria

O senador Benedito de Lira visitou, nesta quarta-feira (31), as obras do Marco Referencial situado no antigo Alagoinhas, entre a Pajuçara e a Ponta Verde, em Maceió. O senador se comprometeu em buscar mais recursos junto ao Governo Federal para a construção da torre com o formato de velas, montado em aço, que contará com um elevador de 30 a 40 metros. O espaço vai disseminar cultura, história e a gastronomia local.

https://www.youtube.com/watch?v=fo6qWOWOBVM&feature=youtu.be

“É uma obra complicada para ser edificada, e a torre do Marco Referencial é exatamente o que vai garantir uma maior visibilidade. Neste sentido precisaremos fazer um novo convênio. Desta forma, peço ao engenheiro responsável pela obra, Virgílio, para fazer o encaminhamento para o meu gabinete, com o orçamento para a construção da torre”, ressaltou Lira.

A obra do Marco Referencial foi iniciada no ano passado.

[caption id="attachment_59069" align="alignleft" width="496"] Senador Benedito de Lira durante visita ao Marco Turístico de Maceió. (FOTO: REPRODUÇÃO)[/caption]

Benedito de Lira assegurou que Alagoas precisa de um equipamento que represente o destino. “Onde está situado o antigo Alagoinhas, será erguida uma das obras mais bonitas do Estado e vai servir para a população também. Um espaço para disseminar a cultura, história e gastronomia local”, afirmou Lira.

MARCO REFERENCIAL

O projeto, assinado pelos arquitetos Marcos Vieira e Ovídio Pascual, tem formato de velas, será montado em aço, e contará com um elevador de 30 a 40 metros, que permitirá uma visão quase completa da orla, além de um museu de fotografias e esculturas, aquário e espaço para apresentações artísticas locais.

A obra promete ser um ícone no turismo do Estado de Alagoas. O projeto luminotécnico já é considerado um dos mais verdes do Nordeste, com conceitos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O Marco Referencial foi projetado para ser uma obra sustentável, que irá produzir a própria energia (eólica e solar), terá reuso da água da chuva e completo tratamento de efluentes.