Política

Férias e viagens ao exterior deixam Brasília sem ministros em janeiro

Em oito pastas, ministros entraram em férias neste mês

Por G1 06/01/2018 18h51
Férias e viagens ao exterior deixam Brasília sem ministros em janeiro
Reprodução - Foto: Assessoria

Durante o mês de janeiro, pelo menos 11 ministros estarão fora de Brasília. Oito estarão em férias e outros três, em viagens oficiais para o exterior. O governo tem 28 ministros de estado.

Na ausência do titular da pasta, o ministério normalmente fica sob comando do secretário executivo ou do secretário-adjunto.

Viagens oficiais

Outros ministros vão aproveitar o mês para cumprir viagens oficiais, a trabalho. O ministro Marx Beltrão, do Turismo, vai se ausentar durante nove dias para viagens ao Japão e aos Estados Unidos com o objetivo de divulgar o visto eletrônico para entrada no Brasil.

Segundo o Ministério do Turismo, o visto eletrônico faz parte de um grupo de ações para ampliar o fluxo de estrangeiros no país. O ministro já esteve na Austrália, no ano passado, para divulgar a mesma medida. Marx Beltrão estará fora do Brasil entre os dias 19 e 27 de janeiro, segundo publicação no "Diário Oficial da União".

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, estará, entre os dias 05 e 09 de janeiro, em Basileia, na Suíça, onde vai participar de diversos encontros da Reunião Bimestral de Presidentes de Bancos Centrais do Banco de Compensações Internacionais (BIS).

Já o ministro da Saúde, Ricardo Barros, viaja entre os dias 14 e 19 de janeiro para alguns países da América Central e América do Sul. Ele estará no Haiti para participar de inaugurações de unidades de saúde construídas com cooperação brasileira.

Ele também vai para Havana, em Cuba, e para Santo Domingo, na República Dominicana, para reuniões com autoridades e visitas técnicas a instituições públicas de saúde. Ricardo Barros também estará em Georgetown, na Guiana, para reunião com autoridades.

Depois de voltar das férias, a partir do dia 16, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, cumpre duas agendas – uma em Berlim, na Alemanha, e outra em Davos, na Suíça. O retorno do ministro ao Brasil está previsto para o dia 25 de janeiro.

Em Berlim, Maggi vai acompanhar a abertura da Semana Verde Internacional, o 10º Fórum Global para Alimentação e Agricultura e uma conferência de Ministros. Em Davos, ele vai participar de reuniões bilaterais e do Fórum Econômico Mundial.

Sem ministro

Nas últimas duas semanas, dois ministros deixaram os cargos – Ronaldo Nogueira (Trabalho) e Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços).

O Ministério do Trabalho já tem substituto. A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) deve tomar posse na próxima semana. O Ministério da Indústria ainda não tem substituto indicado.

De acordo com o Blog do Valdo Cruz, até abril, prazo final de desincompatibilização para ministros que vão disputar as eleições de outubro, mais 13 titulares de pastas na esplanada dos ministérios podem deixar a equipe do presidente Michel Temer.

Veja quem são os ministros que podem deixar o governo até o início de abril:

Ricardo Barros (Saúde, PP) Mendonça Filho (Educação, DEM) Fernando Coelho (Minas e Energia, sem partido) Helder Barbalho (Integração Nacional, PMDB) Sarney Filho (Meio Ambiente, PV) Leonardo Picciani (Esportes, PMDB) Marx Beltrão (Turismo, PMDB) Maurício Quintela (Transportes, PR) Raul Jungmann (Defesa, PPS) Osmar Terra (Desenvolvimento Social, PMDB)