Política

Representante do Ministério Público de Contas de Alagoas é o novo coordenador do Focco

Gustavo Santos comandará o Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas em 2018

Por Assessoria do Ministério Público de Contas de Alagoas 12/12/2017 17h28
Representante do Ministério Público de Contas de Alagoas é o novo coordenador do Focco
Reprodução - Foto: Assessoria

O Subprocurador-geral do Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL), Gustavo Henrique Albuquerque Santos, foi eleito o novo coordenador do Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas (Focco/AL), na última reunião do ano, ocorrida no dia 05 de dezembro. Gustavo Santos substituirá o Promotor de Justiça José Carlos Castro e comandará a entidade em 2018.

O novo coordenador falou sobre a importância do Fórum e a responsabilidade em comandar a entidade. “Sem dúvida nenhuma será uma responsabilidade muito grande assumir a coordenação do Fórum que é tão importante no combate à corrupção em Alagoas e que já ganhou a credibilidade da população alagoana”, declarou Gustavo Santos, salientando que o papel do coordenador é o de direcionar os trabalhos.

O Focco/AL é uma entidade bastante democrática pois, além dos órgãos de fiscalização, é composto também pela sociedade civil como sindicatos e associações, e por se tratar de um órgão colegiado e que congrega vários entes da sociedade, permite uma pluralização das ideias. “É um ambiente bastante democrático, onde as ideias são expostas e discutidas em conjunto. Um caso bem-sucedido do Fórum é o Fundef, que foi o primeiro a iniciar a luta pela vinculação dos precatórios do antigo fundo à Educação”, destacou o novo coordenador.

Esta é a segunda vez que um representante do Ministério Público de Contas assume a coordenação do Focco/AL, o primeiro foi o Procurador-geral Enio Andrade Pimenta, que na época representava o Parquet de Contas no Fórum de Combate à Corrupção.

Além de Gustavo Santos na coordenação-geral; o Focco/AL é composto ainda por Paulo José Monteiro Santos Lima, da Advocacia-Geral da União (AGU), na coordenação-adjunta; Fernando Teles de Farias, da Arquidiocese, na 1º secretaria; e Helenice Balbino Silva, do Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Alagoas (Sinteal), será a 2ª secretária. Todos devem tomar posse em fevereiro de 2018, na primeira reunião do ano do Focco/AL, que ainda não tem data marcada.