Política

Deputado Ricardo Nezinho lança projeto audiovisual em Arapiraca

Documentário vai contar a história de moradores e visitantes da segunda maior cidade de Alagoas

18/09/2017 11h00
Deputado Ricardo Nezinho lança projeto audiovisual em Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

A História é feita a partir da história de cada um, de suas experiências, vivências e contribuições sociais.

A 42 dias de comemorar 93 anos de sua emancipação política, Arapiraca recebeu um presente que vai resgatar a memória do município, por meio de relatos e depoimentos de pessoas que participaram diretamente e continuam contribuindo com o desenvolvimento da Terra de Manoel André.

Essa é a proposta do projeto “Raízes de Arapiraca”, que foi detalhado, nesta segunda-feira (18), pelo deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB), durante entrevista concedida ao radialista Isve Cavalcante, que apresenta o Programa Show de Notícias, na Rádio 96 FM Arapiraca.

De acordo com o deputado, o documentário audiovisual é uma forma prática de mostrar outros olhares, de personalidades conhecidas e, também, de pessoas simples sobre as suas próprias vivências, com o propósito de montar um acervo para consulta por estudantes e pela população em geral.

Ricardo Nezinho , que é filho natural de Arapiraca e está em seu terceiro mandato como deputado estadual, revelou que o projeto vem sendo desenvolvido desde o mês de abril deste ano.

“Desde criança, sempre tive muito amor e curiosidade pela história de minha família e de minha cidade”, contou ele, lembrando que, na época em que foi presidente da Câmara Municipal, lançou um livro contando a história de mais de 200 vereadores e de todas as atas publicadas pelo Poder Legislativo local.

Durante a entrevista ao radialista Isve Cavalcante, o deputado revelou também que chegou a publicar um livro contando a história de vida de seus pais, o saudoso deputado Manoel Pereira Filho, o Nezinho, e de Dona Paula.

“Em meu site, fiz questão de deixar registrada a história de Arapiraca, com a grande contribuição do professor e historiador Zezito Guedes”, acrescentou.

Ricardo Nezinho adiantou que a produção audiovisual contará a história de vida de cada entrevistado, sua origem, tradições familiares e sua relação direta com o desenvolvimento social, cultural, político e econômico do município de Arapiraca.

Ele conta que, desde o mês de abril, já foram coletados os depoimentos de …..moradores e visitantes que chegaram à cidade e continuam vivendo em Arapiraca nos dias atuais.

“Esse documentário audiovisual pretende deixar registrado para essa, e também para as futuras gerações, as grandes histórias, fatos e momentos importantes nesses 93 anos de nosso município, como também pretendemos contar a história de Arapiraca pelos próximos anos”, salientou.

O Projeto Raízes de Arapiraca é uma produção que vai mostrar a toda a sociedade, por meio de vídeos e fotografias, a história de pessoas conhecidas e, também, de pessoas simples cuja vida deve servir de estudos para pesquisadores, historiadores e estudantes que queiram saber mais sobre Arapiraca e os seus filhos nativos e moradores da cidade.

“Não existe uma história completa, cada pessoa tem sua história, suas emoções. Esses depoimentos vão nos ajudar a entender melhor a nossa cidade e suas dinâmicas, além de deixar um legado importante para as próximas gerações”, completou Ricardo Nezinho.

Quem quiser participar do projeto, basta acessar o site: www.ricardonezinho.com.br/raizesdearapiraca