Política

Na Assembleia, deputado critica revisão de benefícios do INSS

Ronaldo Medeiros lamentou a forma como o Governo Federal tem tratado o processo de concessão dos auxílios-doença

Por Tribuna Independente 03/08/2017 07h34
Na Assembleia, deputado critica revisão de benefícios do INSS
Reprodução - Foto: Assessoria

O deputado estadual e líder do governo, Ronaldo Medeiros (PMDB) voltou a fazer fortes críticas ao presidente da República, Michel Temer (PMDB), durante a sessão de ontem (2) na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Ele criticou a forma como o Governo Federal vem conduzindo o processo de revisão dos benefícios e auxílios-doença concedidos pela Previdência Social. O parlamentar ainda recriminou o tratamento que os agricultores vem tendo na gestão do peemedebista. 

“O INSS no Brasil todo iniciou um processo de revisão dos benefícios das pessoas que recebem hoje auxílios-doença e a média de corte está em 80 %. O governo federal numa crise dessa e está determinando praticamente aos médicos para que estes cortes tirem o auxílio-doença daquelas pessoas que estão recebendo hoje pela Previdência Social. É uma revisão no mínimo criminosa de um presidente irresponsável que quer penalizar aquele que menos tem”, ressaltou.

Em Alagoas, segundo Medeiros a média de corte nos benefícios também beira aos 80%. “Isso vai ter uma consequência desastrosa. Não é defender quem não tem direito, mas é defender aquele que tem direito, que continue a receber”.

De acordo com o parlamentar, as agências do estado estão agendando benefícios para quatro ou cinco meses. “Imagine algum empregado hoje que adoece. Ele agenda a perícia dele para daqui a 100 ou 120 dias. Isso quer dizer que ele vai ficar sem receber porque a empresa que ele está trabalhando não vai pagar. E quem paga a conta desse cidadão?”.

Outro ponto levantado pelo parlamentar é o fato de que muitas agências do INSS que estão sem médicos não vem realizando perícias médicas. Ele também denunciou o estado caótico em que a sede do INSS no Centro de Maceió se encontra.

“O resultado é que tem pessoas aqui de Alagoas que estão indo realizar a perícia médica em Paulo Afonso, Sergipe e Pernambuco, porque aqui não tem médico e a agenda está fechada. Isso que é uma gestão criminosa. Hoje nós estamos tendo um grande retrocesso no Brasil e a população menos assistida é a mais penalizada”.

Ipaseal Saúde

O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, que promove alterações no plano Ipaseal Saúde foi aprovado na sessão de ontem (2) na Assembleia Legislativa Estadual (ALE). Com 19 deputados presentes, apenas Rodrigo Cunha (PSDB) votou contrário.

Pela proposta, a contribuição mensal dos beneficiários do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas corresponderá àquela definida nos planos de custeio dos respectivos planos de saúde e será voltada ao custeio das ações e serviços assistenciais, sendo facultada sua utilização na atividade-fim ou na atividade-meio.

Durante a votação do Projeto de Lei, houve um extenso debate entre os parlamentares. O deputado Rodrigo Cunha (PSDB), que votou contra o projeto, disse que a alteração coloca nas “costas” dos usuários a responsabilidade de ter que custear as atividades meio deste plano, como impressora e material de limpeza, por exemplo.