Política

Michel Temer viaja ao Rio para reunião sobre segurança pública

Atuação das Forças Armadas no estado do Rio será em apoio às ações do Plano Nacional de Segurança Pública

Por Agência Brasil 30/07/2017 17h50
Michel Temer viaja ao Rio para reunião sobre segurança pública
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente Michel Temer viaja hoje (30) para o Rio de Janeiro onde participará de reunião sobre a atuação das Forças Armadas no estado. Na sexta-feira (29), Temer assinou decreto autorizando o emprego das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem no Rio de Janeiro, até 31 de dezembro.

A atuação das Forças Armadas no estado do Rio será em apoio às ações do Plano Nacional de Segurança Pública. A implantação do plano no Rio de Janeiro vai empregar 8,5 mil militares das Forças Armadas, 620 integrantes da Força Nacional de Segurança e 1.120 da Polícia Rodoviária Federal, sendo que 380 são de outros estados. A previsão é que o presidente retorne a Brasília no fim da tarde de hoje, após um sobrevoo na capital fluminense.

Violência no Rio

As Forças Armadas vão reforçar a segurança no Rio, que vive um aumento dos casos de violência que assusta a população. Nas últimas semanas, por exemplo, a Linha Vermelha, uma das principais vias da cidade, foi alvo de tiroteios entre policiais e criminosos, obrigando os motoristas a deixarem os carros na via. Eles se agacharam do lado de fora para não ser atingidos.

A violência tem afetado inclusive a rotina das escolas na capital fluminense. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, somente neste ano, uma em cada quatro escolas teve que fechar durante determinados períodos ou foi forçada a interromper as aulas por causa dos tiroteios ou outros tipos de confrontos.