Política

Presidenta do PCdoB em Alagoas critica ameaça de morte a reitor da Uneal

Cláudia Petuba cobrou medidas de segurança a Jairo Campos

Por Tribuna Independente 28/07/2017 08h11
Presidenta do PCdoB em Alagoas critica ameaça de morte a reitor da Uneal
Reprodução - Foto: Assessoria

A presidenta estadual do PCdoB em Alagoas, Cláudia Petuba, criticou a ameaça sofrida pelo reitor da Uneal, Jairo Campos, que é filiado ao partido.

Para ela, “Vivemos tempos difíceis da democracia brasileira, os avanços ficam apenas no campo tecnológico, pois as relações humanas retrocedem com o crescimento da intolerância”.

Cláudia Petuba ressalta que o título Honoris Causa a Lula é uma decisão da Uneal e não pessoal de Jairo Campos.

“O ato atentado contra a vontade de uma instituição, vontade definida de forma democrática e transparente, é uma violência contra o destacado reitor Jairo e contra toda a sociedade”.

À reportagem, Cláudia Petuba afirma estar preocupada e de haver a necessidade de defender a democracia e o respeito às divergências.

“Política se faz debatendo no campo do diálogo e não no campo da violência”, declara.

A dirigente comunista, que também é secretária de Estado Esporte Lazer e Juventude, cobra do Governo do Estado medidas para garantir a segurança do reitor da Uneal.

“Importante que o Governo do Estado tome as medidas necessárias para garantir a segurança do líder de um dos seus órgãos e assegure a toda a sociedade o direito de livre manifestação”, diz.

Outro membro do PCdoB no secretariado de Renan filho (PMDB) é Enio Lins, titular da Secretaria de Estado da Comunicação.

Sinteal fala em agressão à democracia

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), que tem como presidente Consuelo Correia, enviou nota à imprensa para repudiar a ameaça sofrida pelo reitor da Uneal. “Entendemos que a ameaça ao reitor, pela concessão do título de Doutor Honoris Causa ao  ex-presidente Lula, corresponde a mais uma agressão ao Estado Democrático de Direito, movida por aqueles que enxergam a educação pública como verdadeiro obstáculo”, diz um trecho da nota.

Reitor em exercício da Ufal rechaça intolerância e violência

O reitor em exercício da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Vieira também repudiou o fato contra Jairo Campos. “Vivemos tempos em que grupos conservadores alimentam o ódio político contra pessoas e instituições e não podemos aceitar que os tempos de trevas que foram varridos pela luta popular retornem para impor silêncio e medo”, informou. “Mais uma vez, manifestamos apoio ao reitor Jairo Campos e nos colocamos à disposição para apoiá-lo nas medidas cabíveis contra a intolerância”.

UNCISAL

Após a notícia, diversas notas de apoio foram enviadas à imprensa. A gestão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi uma das instituições a manifestar solidariedade ao reitor Jairo Campos.

 

Uneal aprovou homenagem por unanimidade em 2012

A concessão do título de Doutor Honoris Causa a Lula foi aprovada pelo Conselho Superior da Uneal em 2012, mas desde então não houve a oportunidade de entrega-lo ao ex-presidente.

Segundo o reitor da instituição, Jairo Campos, em reportagem publicada na edição de 20 de julho, a data exata da solenidade será definida de acordo com a programação de Lula em Alagoas.

“Faremos uma grande cerimônia. A data será definida a partir da programação dele aqui, mas está tudo confirmado”, disse Jairo Campos, ressaltando que a decisão de conceder o Doutor Honoris Causa a Lula foi do Conselho Superior da Uneal, “por unanimidade”.

Ele também destacou que é preciso separar o momento que Lula vive em relação à Justiça e o papel que seu governo desempenhou perante as universidades públicas do país e os avanços sociais como um todo.

“O titulo precisa ser dado porque é uma deliberação da instância maior da instituição, e qualquer incongruência na gestão dele na Presidência da República, que o ponha em situação de Justiça, que ele responda de acordo com as instâncias. É preciso ter clareza para separar as coisas. Mas também são indiscutíveis os avanços sociais e para as universidades que ele proporcionou. A história não pode ser negada”, ressalta Jairo Campos.

Para ele, Lula possibilitou o “ensino superior para os pobres, trouxe o índio e o negro para dentro da universidade”.