Polícia

7 de dezembro de 2017 19:40

Oficiais da PM conhecem o Programa Ronda no Bairro

Objetivo é divulgar os detalhes do Programa entre a tropa

↑ Foto: Reprodução

Oficiais das Seções de Pessoal (P/1) das Unidades Operacionais e seus auxiliares, ligados ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), participaram, na manhã desta quinta-feira (07), na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo (APMSAM), da reunião de alinhamento para o Programa Ronda no Bairro, apresentado aos presentes por seu coordenador geral Coronel RR Maxwell Santos e pelo subcomandante do CPC, Tenente Coronel Cícero Silva.

Na ocasião, detalhes técnicos, quantidade necessária de policiais da ativa e os horários dos turnos de serviço foram repassados. O objetivo é que os oficiais P/1, responsáveis pela montagem das escalas de trabalho, repliquem essas informações junto à tropa, identifiquem e orientem os voluntários quanto aos meios de adesão ao Programa.

O Ronda no Bairro tem como eixos de atuação a segurança de proximidade; a abordagem social/comunitária; a atenção à população em situação de vulnerabilidade social e a articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados. E dessa forma, prevenir o Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP).

Os trios de patrulhamento serão compostos por um policial ou bombeiro militar voluntário da reserva e dois policiais militares da ativa, que realizarão o patrulhamento de proximidade em três modalidades: a pé, de bicicleta e de moto. Serão dois turnos de serviço, das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30, em dois territórios iniciais, Jacintinho e Orla marítima.

Cada policial voluntário da ativa pode concorrer a oito serviços mensais, cada um no valor de R$ 160, conforme a Lei do Serviço Voluntário Remunerado (SVR).

“Contamos com a divulgação dessas informações para que toda a tropa fique ciente dos objetivos, dos horários e das regras tanto para adesão quanto para a execução do Programa”, afirmou Maxwell Santos, coronel RR e coordenador do Ronda no Bairro.

Fonte: Assessoria