Polícia

Ressocialização fortalece segurança nos presídios em Alagoas

Novos equipamentos adquiridos potencializam atuação dos agentes penitenciários para manter ordem e disciplina no cárcere

16/09/2017 15h40
Ressocialização fortalece segurança nos presídios em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria
A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) tem investido no reaparelhamento dos presídios e qualificação dos agentes penitenciários em Alagoas. Como resultado, o Governo de Estado tem superado a crise no âmbito carcerário nacional, mantendo o controle das unidades. No sistema prisional, os investimentos são contínuos. Somente neste ano, sete novas viaturas modelo Renault Master Furgão foram adquiridas e estão sendo utilizadas pelo Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit), Centro de Telepresença e Frota de Transporte. Os veículos são equipados com celas e sistema de monitoramento com câmeras.

O secretário executivo de Gestão Interna, major Marcos Henrique do Carmo, ressalta as conquistas do ano passado. “No ano passado houve a ampliação do videomonitoramento nos presídios e vias de acesso, com 440 câmeras de alta qualidade que filmam durante 24h. Além disso, adquirimos um drone e munições letais e não letais, garantindo melhores condições de trabalho para os agentes penitenciários”, completa.

A sinalização de área de segurança no Complexo Penitenciário, em Maceió, e a modernização da tecnologia utilizada nos bloqueadores de sinal de celular no Presídio do Agreste são outras ações importantes culminadas em 2016.

Estruturação

Ainda em 2016 foram executadas reformas importantes nas unidades. As melhorias ocorreram no Presídio Baldomero Cavalcanti, Módulo 1; Presídio de Cyridião Durval e Silva, Módulo G3; Centro Psiquiátrico Judiciário, reforma de alas; Núcleo Ressocializador da Capital, área elétrica e hidráulica; e Casa de Custódia da Capital, salas de revistas de visitantes e de enfermagem.

No âmbito da justiça ocorreram avanços. As salas de videoconferência para realização das audiências telepresenciais foram implantadas no Complexo Penitenciário, em parceria com o Poder Judiciário. Além disso, neste ano foi iniciada a obra para construção do primeiro Centro de Telepresença do Brasil, com capacidade para realizar até 48 audiências por dia.

Capacitação profissional

A Escola Penitenciária continua com o trabalho de capacitação continuada. Somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 400 servidores participaram de diversos cursos, como: Defesa Pessoal para Mulher, Uso e Manutenção de Arma de Fogo, Primeiros Socorros, Prevenção e Combate a Princípio de Incêndio.

Parcerias externas ampliaram o acesso a educação.  O Instituto Mundo Melhor, por exemplo, oferece diversos cursos para servidores e reeducandos dos regimes fechado e semiaberto. A iniciativa estimula a capacitação profissional à distância nas áreas de educação, saúde e bem-estar, administração e empreendedorismo, informática e idiomas.

Diminuição das fugas

Com todo investimento e aparelhamento, os reflexos são sentidos pela sociedade. Graças ao empenho e dedicação dos agentes penitenciários, com o auxílio dos novos equipamentos de segurança. Somente nos últimos dois anos mais de 90 fugas foram abortadas pelos agentes penitenciários.

“A valorização do trabalho e da vida do servidor penitenciário é essencial para a construção de um Estado mais justo, igualitário e humanizado. A modernização do sistema penitenciário de Alagoas fortalece a missão dos agentes penitenciários, propiciando mais segurança aos servidores, reeducandos e visitantes do sistema penitenciário”, finaliza o Chefe Especial das Unidades Penitenciárias, agente penitenciário Milton Pereira.