Polícia

Grupamento Aéreo da Segurança Pública forma nova turma de aero-táticos

É a quinta turma de operadores formada desde que o curso passou a ser oferecido em Alagoas para agentes da Segurança Pública

Por Fonte: Assessoria 05/09/2017 21h57
Grupamento Aéreo da Segurança Pública forma nova turma de aero-táticos
Reprodução - Foto: Assessoria

Após 55 dias de curso, o Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou a formatura de 12 novos operadores, incluindo policiais, bombeiros militares e policiais civis, que passam a atuar em ações ostensivas e de salvamento.

A solenidade ocorreu na Base do Grupamento Aéreo, no bairro da Forene, e foi acompanhada pelos familiares dos formandos. Entre os concluintes, uma policial civil, a única mulher da turma. Na ocasião, os novos operadores fizeram uma demonstração das habilidades adquiridas.

Durante o curso foram ministradas aulas teóricas e práticas sobre técnicas de sobrevivência, apoio para pouso em local de difícil acesso, rapel, embarque e desembarque com aeronave em deslocamento e noções de linguagem específica para operadores de aeronave. As aulas foram ministradas no hangar, que fica na base, e em praias do litoral maceioense.

Segundo o comandante do Grupamento Aéreo, coronel André Madeiro, do Corpo de Bombeiros Militar, a atuação dos bombeiros como operadores da aeronave salva-vidas resulta de um acordo técnico de cooperação entre a SSP e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ele destacou a necessidade do curso. “Com os novos operadores iremos reforçar as ações de segurança pública que necessitam da agilidade e habilidade comuns desse tipo de serviço”.

Atualmente, três helicópteros realizam o patrulhamento aéreo em ações integradas no combate ao crime e salvando vidas.