Mundo

13 de fevereiro de 2018 18:50

Caixa preta mostra possível causa do acidente que matou 71 na Rússia

Sensor de velocidade estaria congelado no momento da decolagem, segundo dados divulgados nesta terça pela comissão que investiga acidente

79m3u5k166 7z6khkpkz9 file - Caixa preta mostra possível causa do acidente que matou 71 na Rússia
↑ Caixa preta do avião AN-148 mostra erro nos instrumentos (Foto: Reprodução)

O acidente aéreo que matou 71 ocupantes de um avião AN-148 perto de Moscou no último domingo pode ter sido causado por problemas na leitura de velocidade.

Segundo a agência de notícias russa Tass, dados da leitura preliminar da caixa preta revelam que um dos sensores de velocidade estaria congelado antes da decolagem.

No gravador, ficou registrado que o sistema de aquecimento que descongela os instrumentos não foi acionado. Os investigadores não especificaram se foi uma falha humana ou algum defeito elétrico.

Com isso, o sensor não pôde fornecer a velocidade adequada ao sistema de piloto automático e, dois minutos depois de decolar, o avião começou a perder altitude bruscamente.

Durante o curto voo, os dois leitores de velocidade começaram a mostrar dados diferentes. No momento da queda, um deles estava em 800 quilômetros por hora e o outro, zerado.

O avião levava 65 passageiros e 6 tripulantes e ia de Moscou para Orsk, a 1.500 km de distância da capital russa. O voo era operado pela Saratov Airlines.

Fonte: R7, com agências internacionais

Comentários

MAIS NO TH