Mundo
Pesquisa mostra que maioria dos EUA não quer Oprah como presidente
Apresentadora de 63 anos é popular, mas só 35% dos eleitores desejam que ela se candidate em 2020
Embora a maioria dos americanos goste da apresentadora Oprah Winfrey, menos da metade deseja que ela se lance candidata à presidência, uma ideia crescente desde seu impressionante discurso na premiação do Globo de Ouro.
Uma pesquisa realizada entre segunda e quarta-feira, com 1.350 adultos, pela rádio pública NPR/Marist Poll indica que 64% dos americanos têm opiniões favoráveis à Oprah, que costuma receber, em seu programa, confidências de centenas de celebridades.
Mas, apesar de a jornalista, atriz e empresária de 63 anos ter uma popularidade impressionante, apenas 35% dos americanos desejam que ela se candidate em 2020.
Até entre os democratas, apenas 47% querem que ela concorra, contra 15% dos republicanos.
Um americano em cada dois disse que votaria em Oprah, se a eleição presidencial acontecesse agora - contra 39% em Trump.
A pesquisa é a primeira realizada desde a cerimônia de entrega dos prêmios Globo de Ouro no domingo. Seu discurso emotivo e inspirador anunciando a chegada de "um novo dia" para jovens e mulheres em meio à avalanche de denúncias de abuso e assédio lançou rumores sobre suas ambições políticas.
Algumas fontes próximas à apresentadora, a primeira mulher negra a alcançar sucesso notável na televisão americana, indicaram que Oprah considera seriamente uma candidatura presidencial.
Mais lidas
-
1Cinema
'Obsessão': o que você precisa saber sobre filme considerado o melhor terror do ano
-
224 horas
“Vamos monitorar, agir rápido e antecipar riscos em tempo real”, afirma prefeito Rodrigo Cunha em inauguração do COI
-
3Deu ruim!
Boninho culpa novela bíblica por fracasso de reality Casa do Patrão
-
4Justiça
TSE garante permanência de Paulão no mandato de deputado federal
-
5Fábio Costa
Deputado apoia aumento de carga horária de trabalho



