Mundo

Theresa May promete erradicar desperdício evitável de plástico no Reino Unido até 2042

Com a agenda ambiental, May busca colocar no passado divisões sobre deixar a União Europeia

Por Reuters e G1 11/01/2018 15h44
Theresa May promete erradicar desperdício evitável de plástico no Reino Unido até 2042
Reprodução - Foto: Assessoria

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse nesta quinta-feira (11) que irá erradicar desperdício evitável de plástico até 2042, parte de um "plano nacional de ação" que espera mostrar que seu governo é mais do que somente o Brexit.

Divulgando uma nova agenda ambiental que disse estar agora no "centro do palco", May busca colocar no passado divisões sobre deixar a União Europeia, escândalos e uma eleição imprudente e tentar ampliar o apelo de seu Partido Conservador.

Embora elogiadas, suas ações para estender uma cobrança de 5 pences por sacola plástica de uso único para todos os varejistas, para ter corredores sem embalagens em supermercados e para criar uma nova Floresta do Norte também foram criticadas por alguns parlamentares por não avançar o bastante.

Ela disse a um público no oeste de Londres que seu partido havia feito uma importante promessa "de nos tornarmos a primeira geração a deixar o meio ambiente em um estado melhor do que encontramos".

"Conforme deixamos a União Europeia, que por décadas controlou algumas de nossas mais importantes alavancas em políticas ambientais, agora é o momento certo de levantar a pergunta de como nós projetamos e melhoramos nosso meio ambiente."

Após um começo turbulento neste ano, quando uma reorganização de sua equipe de ministros não surtiu efeito, May quer mostrar que seu comando é mais do que somente o Brexit e escolheu a reforma ambiental para tentar conquistar eleitores.