Mundo

Presidente iraniano diz que queda de imóveis em terremoto comprova corrupção

Hassan Rohani criticou projeto habitacional promovido por seu antecessor, Mahmoud Ahmadinejad

Por EFE e G1 15/11/2017 11h31
Presidente iraniano diz que queda de imóveis em terremoto comprova corrupção
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente do Irã, Hassan Rohani, reconheceu nesta quarta-feira (15) que houve corrupção na construção de imóveis sociais no país, o que ficou comprovado com a derrubada de várias unidades em consequência do violento terremoto do último domingo, que atingiu a província de Kermanshah.

"As casas que as pessoas ergueram por conta própria permanecem intactas em Sarpol-e Zahab, enquanto aquelas construídas pelo governo estão destruídas", disse o Rohani, durante reunião para debater a tragédia, que provocou 530 mortes e deixou mais de 7.800 feridos.

Rohani se referiu, especificamente, ao projeto Mehr, lançado em 2007 pelo seu antecessor, Mahmoud Ahmadinejad, apontando que "houve corrupção na construção".

O atual presidente, à época, já havia se oposto a iniciativa, envolta em polêmicas pelas estruturas inadequadas e pela realização mediante empréstimos concedidos pelo Banco Central do Irã.

Edifícios danificados em Sarpol-e-Zahab, no oeste do Irã (Foto: Omid Salehi / AP)

De acordo com o a agência Efe, em Sarpol-e Zahab, localidade mais afetada pelo terremoto de 7,3 de magnitude, os imóveis sociais do projeto Mehr ficaram em ruínas, enquanto outros estão de pé.

Esforços federais

Durante a reunião da cúpula do governo, em Teerã, Rohani apontou para a necessidade de reconstruir cerca de 30 mil casas na província de Kermanshah, de população curda.

O governo iraniano definiu nesta quarta-feira a disponibilização de US$ 230 milhões (R$ 887,3 milhões), para empréstimos a baixos justos, com objetivo de reconstruir as unidades residenciais destruídas ou danificadas.